O Clube B2B é o primeiro marketplace do mercado de bicicletas do Brasil, reunindo em sua plataforma online peças e acessórios de grandes marcas e fornecedores que são comercializadas para lojistas de todo o país.
Buscando evoluir suas estratégias de marketing digital, o Clube B2B procurou a e-Launch para ter ao seu lado uma agência de especialistas em e-commerce.
O grande objetivo do projeto é aumentar o número de compradores mensais, explorando em especial os clientes inativos, que não realizam pedidos no site há certo tempo.
Quer conferir as estratégias usadas e os resultados obtidos neste case? Continue a leitura com a gente.
O desafio
Para começar, é importante frisar que a meta deste projeto gira em torno do aumento de ativações no site. Mas o que é uma ativação? É a primeira compra mensal feita por um lojista. Isto é, independente do cliente XYZ fazer 1 ou 5 compras em um mês, é considerada apenas uma ativação.
Assim sendo, para aumentar o número de ativações, é preciso aumentar o número de clientes mensais.
O que fizemos
Nossa estratégia se baseia, em paralelo, na aquisição de novos clientes e na reativação de clientes inativos. Porém, você sabia que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos?
Por este motivo, a recuperação daqueles que não fazem pedidos há algum tempo é nosso principal foco.
Nossa primeira frente de trabalho foi a criação de conteúdo relevante para o blog do Clube B2B, divididos entre topo, meio e fundo de funil. Assim conseguimos tanto atrair novos públicos quanto nutrir o público atual.
Estes conteúdos foram de grande importância para trabalhar com a base de leads do cliente, que já é extensa. Utilizando os textos do blog, criamos estratégias de e-mail marketing, segmentação de leads e automações para aquecer os leads marcados como inativos, ou seja, que não compravam no site há determinado período.
Com a base engajada, criamos mecânicas de conversão e e-mails promocionais com gatilhos para levar os clientes até o site para realizar a compra, tornando-os ativos novamente.
Repare no gráfico abaixo os picos que aconteceram nos dias 4, 6, 8 e 10. Estes são justamente os dias que marcam o início da automação para clientes inativos, que recebem e-mails de dois em dois dias.

Vale notar que além deste crescimento inicial, uma vez feita, a automação continuará trazendo resultados para o Clube B2B, representando a recuperação de uma parte da receita importante para o negócio.
E claro, com os leads ativos, continuamos evoluindo a estratégia de conteúdo e e-mails para reter e fidelizar os clientes, fazendo com que eles voltem à loja e realizem mais pedidos mês a mês.
Resultados
Em cerca de 3 meses, os resultados alcançados com este projeto foram:
- Aumento de 5x no faturamento referente às estratégias de blog e e-mail;
- A participação de faturamento das estratégias de blog e e-mail saltaram de 0,5% para mais de 5,5%
- Durante o mês de junho, a receita vinda somente da recuperação de clientes inativos correspondeu a mais de 3,5% do faturamento total do cliente;
- O principal e-mail da campanha de reativação alcançou quase 6% de taxa de conversão. Para base de comparação, a média no e-commerce brasileiro é de 1%.
Que tal evoluir também suas estratégias de marketing digital com a ajuda de uma agência feita por especialistas? Entre em contato com nossa equipe para agendarmos um diagnóstico gratuito do seu negócio.