A internet oferece diversas possibilidades para empreendedores dos mais variados tamanhos e nichos de mercado. Em meio ao grande número de ferramentas e recursos, porém, é preciso atenção para traçar o melhor percurso para o seu negócio.
Quando falamos sobre comércio eletrônico, as maiores dúvidas dizem respeito às diferenças entre Market Place, Google Shopping e e-commerce. Você sabe o que significa cada um deles?
À primeira vista, todas as três plataformas parecem se tratar da mesma coisa, mas a realidade não é bem assim. Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto para ajudar você a decidir o próximo passo do seu negócio. Acompanhe!
O que é um Market Place?
A melhor forma de entender o que é um Market Place é imaginando um shopping center: várias lojas compartilhando um mesmo local e dividindo a atenção de diversos consumidores.
O Market Place funciona de forma similar, mas no ambiente online. Trata-se, portanto, de uma plataforma onde vários lojistas colocam seus produtos à venda para visitantes online. Alguns exemplos desse tipo de empreendimento são os famosos sites como Submarino, Americanas.com, Shoptime, Mercado Livre e Amazon.
Nesse modelo de negócio, você paga uma taxa por venda realizada, que pode variar de 9.5% a 30% do valor do produto. Em contrapartida, sua empresa se beneficia da credibilidade, estrutura e ações de marketing do Market Place escolhido.
O que é o Google Shopping?
O conceito de shopping center também se aplica aqui. Porém, dessa vez, o Google atua como o gerente do shopping, e os produtos mostrados são anúncios que levam o cliente para a loja.
Os anúncios do Google Shopping geralmente ficam na parte de cima dos resultados de busca, além da página do Google Shopping. Tais anúncios não são exibidos com base em palavras-chave, mas sim nos atributos cadastrados no Google Merchant Center.
É preciso estar atento ao fato de que, diferentemente do Market Place, o Google Shopping não realiza transações comerciais: os produtos são expostos, mas a venda final deve acontecer no site do anunciante.
O que é um e-commerce?
Para continuar com a analogia, o e-commerce pode ser comparado a uma loja de bairro tradicional. Ela não precisa pagar o aluguel e taxas do shopping center, mas também não conta com os benefícios deste.
Existem vantagens para esse tipo de negócio, sendo a principal delas a possibilidade para desenvolver a marca e trabalhar o marketing da empresa independentemente. Enquanto em um Market Place decisões de investimento em publicidade não passam pelo crivo dos lojistas, ao se ter um próprio e-commerce, a história é diferente. Também é importante frisar que a ausência das taxas sobre as vendas abre espaço para se trabalhar com preços mais competitivos.
Mesmo que sejam partes de um mesmo processo, Market Place, Google Shopping e e-commerce têm suas peculiaridades e diferenças. Agora que você conhece mais sobre cada um deles, vai ficar fácil planejar novas ações para os seus negócios.
Gostou de entender o que é Market Place, Google Shopping e e-commerce? Quer continuar acompanhando as maiores novidades sobre comércio eletrônico? Siga nosso perfil no Facebook, LinkedIn e YouTube e não perca nenhum conteúdo!