O segmento de e-commerce se mantém em constante crescimento no Brasil. Embora esse fato seja algo positivo, ele também apresenta alguns desafios, como a alta no número de concorrentes. Assim, é preciso estar preparado com todos os recursos que o mercado tem para oferecer, sendo um dos principais: o marketing nas redes sociais.
Hoje a maior parte dos consumidores tem acesso à internet e utilizam esse meio para pesquisar em algum momento no processo de compra. Para atraí-los, a melhor estratégia é divulgar seus produtos onde eles estão conectados.
Quer saber a melhor maneira de usar as redes sociais ao seu favor? Então, confira este texto até o final!
Marketing digital e o alto poder de segmentação das redes sociais
Marketing digital é uma área estratégica que faz uso de tecnologia para obter os melhores resultados para as empresas. Dessa forma, atingir o público certo evita desperdícios e garante engajamento nas ações de marketing.
As redes sociais têm recursos especialmente avançados para que as marcas possam segmentar minuciosamente as pessoas que querem impactar. Além de detalhes como localização, sexo e idade, é possível atingir pessoas com interesses específicos e outras definições, como área de formação e faixa salarial.
Além disso, as redes também permitem a prática do remarketing. Imagine que um usuário tenha entrado na página de um produto no seu e-commerce, mas não tenha finalizado o pedido. É possível atingir essa pessoa com campanhas nas principais redes sociais, a fim de buscar com que ela volte para sua loja online e efetive a compra.
Saiba onde direcionar seu marketing nas redes sociais
Cada rede apresenta características únicas, portanto, a escolha vai depender de alguns fatores, como público-alvo e setor de atuação. Porém, não basta só estar presente, é fundamental buscar relacionamento com cliente, criar conteúdo relevante e atraí-lo constantemente. Confira a seguir as principais redes sociais do mercado!
Rede número um no mundo. O Facebook tem uma plataforma de anúncios avançados e eficientes. É possível criar anúncios de imagens, vídeos, texto e ainda definir otimizações para conversões específicas. Outro diferencial é a possibilidade de integração entre o e-commerce e o perfil da empresa, criando uma loja no próprio Facebook. É a principal escolha dos varejistas para divulgação de produtos.
Rede “irmã” do Facebook, o Instagram compartilha da mesma plataforma de anúncios, tendo alguns diferenciais. Essa rede é mais focada em imagens e vídeos curtos, além de possuir formatos diferentes, como o stories. Embora possa ser usada limitadamente no navegador de um computador, ela funciona plenamente e foi pensada como um aplicativo de celular. É mais indicado para impactar os jovens que utilizam o smartphone com frequência, já que são a maior parte dos usuários.
Outra rede social de grande sucesso no mundo todo, o Twitter, tem diversas funções que podem ser úteis para sites de e-commerce. Combinando texto, vídeo e imagens, é possível publicar na rede e criar anúncios sobre promoções e ofertas da sua empresa. Além disso, você poderá usá-la para oferecer suporte ao público e compartilhar informações relevantes para ele.
Se o seu e-commerce é focado no Business to Business (B2B), essa rede pode ser uma ótima estratégia para investimento em campanhas. Voltada para perfis empresariais e profissionais, o LinkedIn tem um sistema de anúncios que permite a segmentação avançada no universo corporativo, como tamanho de empresas e cargos dos profissionais.
O aplicativo de texto mais usado no Brasil ainda tem muito potencial de crescimento como ferramenta de marketing. No momento, essa rede fica com destaque para o atendimento ao cliente, permitindo uma comunicação ágil, com compartilhamento de arquivos de diversos formatos.
Investir em marketing nas redes sociais permite estreitar o relacionamento entre empresa e cliente e segmentar sua audiência. Consequentemente, atrair o público certo que poderá se tornar potencial cliente, aumentando as vendas do seu e-commerce. Além disso, você pode contar com sistemas de métricas de cada plataforma, para lhe auxiliar nas estratégias e campanhas.
Como você pode ver, o seu e-commerce tem diversas opções ao investir em marketing nas redes sociais. Portanto, é importante escolher estrategicamente e sempre mensurar os resultados. Aproveite a leitura e confira 4 dicas para segmentar a audiência.