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Marketing para e-commerce: quais são as melhores estratégias?

O número de brasileiros que optam por compras online como forma de consumo já superou o número das lojas físicas. As compras online vêm crescendo exponencialmente por alguns motivos, como diferença de preço e comodidade aos consumidores.

Com essa explosão, é normal que muitas empresas apostem nas vendas por sites. Mas não basta apenas colocar a plataforma em funcionamento: há ferramentas que ajudam no momento da divulgação do e-commerce.

Ficou interessado? Neste artigo, separamos as melhores estratégias de marketing para e-commerce que vão ajudar você no momento de divulgar seu trabalho! Confira:

Criar um blog corporativo

Esse é um ótimo investimento no marketing para e-commerce. Um blog bem-sucedido serve para engajar o seu público a respeito de temas do seu segmento e desenvolver conexão com os seus leitores. Isso aumenta a chance de convertê-los em futuros clientes.

O blog também é uma ótima chance de aumentar a visibilidade do seu e-commerce. Mas para que isso dê certo, não basta apenas postar textos de qualquer jeito, é preciso nortear os materiais com o marketing de conteúdo.

Essa é uma das principais estratégias de marketing digital. Trata-se da divulgação da sua marca por meio de conteúdos atrativos para o seu público, gerando valor e criando uma perspectiva positiva da sua marca.

Conteúdos estrategicamente escritos de acordo com os padrões de SEO  Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) , como uso de palavras-chave, links internos e URL fácil da página, conferem alguns benefícios. Veja:

Autoridade no mercado

Nutrir os leitores com informações úteis aumenta a autoridade e confiança da sua empresa no seu segmento. Afinal, os usuários percebem que a sua marca é especialista na área que atua, sempre disponibilizando conteúdos gratuitos que auxiliam o público a tomar melhores decisões.

Melhor relacionamento com o usuário

Os futuros clientes perceberão a dedicação da sua empresa, já que esta estudou intensamente a jornada de compra dos usuários e disponibilizou conteúdos baseados nas suas necessidades e desejos no momento da busca.

Redução de custo

O mais interessante do marketing de conteúdo é que os clientes podem visitar e encontrar sua empresa de forma gratuita e orgânica. Com isso, você pode ganhar espaço no mercado gastando pouco. Afinal, os únicos custos são voltados à manutenção do blog e criação dos materiais.

Melhor posicionamento no Google

Lembra das técnicas de SEO que mencionamos anteriormente? Elas são consideradas ao posicionar os seus conteúdos nas páginas de resultados nos sites de buscas. O mais conhecido e usado deles, o Google, leva isso com muita exatidão. A regra é clara: quem responder da melhor maneira a dúvida do usuário tem o melhor ranqueamento no Google.

Aumento das vendas

A partir do momento que a sua marca disponibiliza ao usuário informações que respondam suas dúvidas, as chances desses leitores se tornarem futuros clientes é bem maior. Aliado a isso, o “marketing de boca boca” pode ser um fator crucial no aumento das vendas.

Adotar o e-mail marketing

A maioria das pessoas que tem acesso à internet possuem uma conta de e-mail. Por isso, contar com um bom e-mail marketing permite que você tenha maior alcance de possíveis clientes, além de ser uma forma de fidelizar atuais.

Se o usuário entrega o endereço de e-mail para sua marca é porque ele está interessado no seu conteúdo. Por isso, é preciso encontrar maneiras eficientes de capturar essa informação.

Você pode fazer isso de diversas maneiras, como o uso de pop-up na página inicial do seu site. Já que essa ferramenta tem a única função de propor uma ação ao usuário, isso deve ser feito da melhor forma para que o objetivo seja alcançado.

Os e-mails devem ser atrativos para os leitores. Assim, eles não serão enviados diretamente para a caixa de spam ou rapidamente excluídos, sem ao menos serem lidos. Por isso, os temas devem ser segmentados de acordo com o contato do usuário com a empresa, os títulos devem causar curiosidade, o assunto deve ser bem escrito e os e-mails devem ser enviados seguindo uma periodicidade bem definida.

Além disso, é importante avaliar constantemente os resultados dessa estratégia, Dessa forma, você saberá o que está gerando mais interesse aos leitores e, consequentemente, melhorar as próximas campanhas.

Investir em redes sociais

Uma das ferramentas mais poderosas da era digital são as redes sociais. Por meio delas, a sua empresa pode garantir o engajamento do seu público de maneira mais direta e personalizada.

Nessas plataformas, você pode transmitir as visões da sua empresa. O estilo de comunicação e toda a produção precisa seguir um padrão para ganhar maior autoridade no mercado e a confiança dos clientes.

O conteúdo da sua marca pode ser divulgado, comentado e recomendado naturalmente por internautas que acompanham a sua empresa, o que fortalece a relação com o público-alvo.

Nesse sentido, você já deve ter escutado falar dos digital influencers, certo? São pessoas famosas nas redes e que podem usar seu reconhecimento e autoridade para divulgar os serviços da sua empresa.

Isso mesmo. Essa estratégia permite que você atinja públicos com interesses às vezes muito mais complexos de serem alcançado de outro modo no marketing para e-commerce.

Utilizar aplicativos

Para estreitar sua relação com os clientes e facilitar as compras, você pode contar com uma equipe para desenvolver um aplicativo mobile da sua marca. Muito famosos no mercado, diversas empresas já contam com o seu.

Mas, caso o orçamento determine que isso seja um investimento viável para o futuro, você pode contar com plataformas de compras que tenham o perfil dos seus produtos, assim, clientes de outras marcas também passarão a conhecer a sua.

Portanto, se você pretende investir em um e-commerce desde o início, o ideal é se organizar antes de colocar o site em funcionamento, decidindo quais serão as estratégias de divulgação mais coerentes para sua marca.

Ainda que a sua empresa já tenha um grande alcance no mercado físico, apenas com um planejamento estratégico é possível ter sucesso ao investir em uma loja virtual. Para garantir isso, siga as dicas sobre marketing para e-commerce ditas acima, monte uma equipe forte e se dedique ao negócio.

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