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Mercado de atuação: como ampliar e atingir novos públicos?

Todo empreendedor sabe que criar e desenvolver uma empresa é uma tarefa desafiadora. Mesmo depois que uma certa estabilidade é atingida, surgem novas questões e é preciso tomar uma decisão: devo ir além e ampliar meu mercado de atuação? Se a sua resposta foi sim, este post é para você. 

Vamos conhecer algumas estratégias de marketing comprovadamente eficazes quando o objetivo é atingir novos públicos e expandir os limites de um negócio. Confira! 

Entenda as opções de expansão 

Ampliar a atuação em um mercado pode ter vários significados, dependo da estrutura, propósito e planejamento administrativo e comercial.

Uma organização pode aumentar seu número de clientes sem a alteração da sua oferta. Nesse caso, seu produto ou serviço é apresentado a um número maior de pessoas, podendo sofrer alterações geodemográficas no mercado-alvo, como localização, faixa-etária, sexo e classe social. 

Em outra configuração de ampliação, uma marca pode decidir pela criação de novos produtos, ou até mesmo o lançamento de versões diferentes do atual. Dessa forma, é possível conseguir novos clientes, adaptando a oferta de acordo com o perfil de públicos distintos. 

Em ambos os casos citados acima, o marketing tem papel primordial e deve ser considerado em todo o seu espectro de opções e ferramentas. 

Invista no universo digital 

Muitos empreendimentos se encontram frente a um crescimento considerável, inclusive com ampliação do mercado de atuação, simplesmente por expandirem suas ações para o on-line. Mesmo que uma empresa não desenvolva, a princípio, um comércio eletrônico, somente a presença na rede já pode trazer resultados. 

Todavia, na maior parte dos casos, as vendas on-line são uma opção vantajosa. Diferentemente do espaço físico, o comércio eletrônico não tem fronteiras, podendo crescer livremente, sem os fatores excludentes da localização física. 

Isso se torna ainda mais significativo devido ao fato de o e-commece, mesmo em meio à crise, continuar a crescer em faturamento ano após ano no Brasil. Assim, é hora de considerar uma transferência ou ampliação dos negócios para a internet. 

Anuncie sua marca

Propaganda não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento estratégico. Afinal, é por meio dela que empresas impactam um grande número de pessoas, alavancado as vendas e aumentando os lucros. 

Entretanto, é necessário saber eleger as melhores opções de mídia e formato para a realidade do seu negócio. O marketing digital possui uma cartela de ferramentas e plataformas de grande eficiência no auxílio da ampliação e conquista de mercados. Confira!

Links patrocinados

A maioria dos consumidores realiza buscas na web antes de fazerem compras. Assim, é fundamental estar presente no momento em que essas pessoas estão ativamente procurando o que sua empresa oferece. Isso pode ser alcançado por meio dos anúncios de links patrocinados no Google. 

Redes sociais

As redes sociais já são uma das ferramentas de marketing mais usadas em todo o mundo. Além de permitirem uma segmentação avançada de público em suas campanhas, elas também constituem ótimos canais de comunicação com os clientes. 

Blog corporativo 

Parte essencial da estratégia de marketing de conteúdo, o desenvolvimento de um blog gera uma aproximação com o público. Ademais, essa ação evidencia uma empresa na web, resultando em um potencial aumento no número de clientes. 

Expandir o mercado de atuação é uma missão que exige planejamento e muito trabalho. Entretanto, ao contar com as ferramentas e com o apoio necessário, esse caminho se torna mais fácil e com melhores chances de sucesso. 

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