joker123 O que você deve saber antes de começar suas vendas pela internet - E-commerce e Marketing Digital

O que você deve saber antes de começar suas vendas pela internet

As vendas pela internet estão em um crescimento constante, atraindo cada vez mais novos empresários e fazendo marcas antigas apostarem neste novo modelo de comércio.

Com um crescimento de 12% em 2017 e previsão de 15% em 2018, o e-commerce se mostrou uma ótima estratégia para continuar crescendo em meio a crise econômica do Brasil.

Hoje você vai aprender o que é necessário saber antes de começar a investir nas vendas pela internet! Vamos começar?

O que é um e-commerce?

Podemos falar que a palavra vem da abreviação em inglês para comércio eletrônico. Ou seja, um mercado de vendas online. O avanço das tecnologias, aparecimento de novos smartphones, notebooks, tablets e a possibilidade dos usuários permanecerem constantemente conectados favoreceu o surgimento de novas possibilidades no mundo dos negócios.

Sendo assim, um e-commerce nada mais é do que um modelo de compra e venda realizado por uma plataforma digital na qual os clientes não precisam sair de suas casas para efetuar uma aquisição, de qualquer produto.

Algumas empresas ainda resistem ao comércio online por acreditarem que as vendas pela internet são difíceis de administrar, contudo, com as diversas plataformas atuais é possível conquistar novos clientes e crescer no mercado com pouco investimento.

O que é preciso considerar antes de vender pela internet?

Agora que você já sabe o que é um e-commerce, precisamos explicar o que é necessário planejar antes de começar a disponibilizar os seus produtos e serviços online.

Público-alvo

É muito importante definir quem são os seus consumidores, clientes e possíveis usuários interessados. Essa questão é muito importante durante o planejamento das suas vendas pela internet.

A partir do público-alvo é possível identificar a melhor plataforma, linguagem e abordagem dos usuários para convencê-los da venda. Quanto mais você conhece os seus consumidores, mais fácil fica a tarefa de planejar estratégias que gerem resultados.

Produtos e serviços

Quais são os principais artigos da sua empresa? Ou qual atividade gera mais lucros? Para começar, é possível selecionar quais artigos vão ser comercializados online, dessa forma, a partir da resposta dos usuários você é capaz de definir se a estratégia é viável para a marca.

Método de entrega

Definir o envio das mercadorias é uma questão muito importante e que deve ser priorizada antes do lançamento do seu e-commerce. Alguns usuários evitam realizar compras online por conta dos valores altos cobrados pelo transporte.

Priorize uma entrega rápida e ágil, contudo, com preços acessíveis. Caso a ideia não seja financeiramente possível, ofereça diferentes métodos de envio para o consumidor escolher.

Canais de venda

Como já citamos a possibilidade de vender em diferentes plataformas, vamos abordar um pouquinho esse tema com você. Atualmente, uma empresa consegue disponibilizar os seus produtos em sites próprios, marketplaces e redes sociais.

Sendo assim, cada marca pode escolher qual é a melhor opção e a estratégia mais rentável para melhorar as vendas do seu negócio sem precisar desembolar muito dinheiro para começar.

  • sites próprios: as empresas precisam desenvolver uma página e administrar o endereço para oferecer os seus produtos;

  • marketplaces: sites já existentes, desenvolvidos para promover as vendas online. As marcas podem ser filiadas aos endereços e disponibilizarem os seus produtos sem a necessidade de criar um site;

  • redes sociais: ao notar o crescimento das vendas pela internet, o Facebook desenvolveu o seu próprio marketplace, facilitando a venda em uma única plataforma para as empresas.

A facilidade de conexões e uma sociedade cada vez mais atarefada vai fazer com que as vendas pela internet cresçam cada vez mais. Portanto, não deixe para depois a possibilidade de sair na frente da concorrência e ofereça os seus produtos para o público conectado. Com uma boa estratégia, o sucesso começa a aparecer rapidamente!

O que você acha das vendas pela internet? Acredita que é um método rentável para o seu negócio? Compartilhe a sua opinião com os nossos leitores!

Open chat