O comércio eletrônico é um importante canal de vendas, tanto no segmento do varejo quanto no atacado. Uma loja virtual, além de proporcionar visibilidade à marca, mantém um canal de vendas ativo com o consumidor 24 horas por dia.
Como sistema comercial, ele proporciona autonomia para os clientes, que podem realizar pesquisas, comparar preços e comprar com muito mais facilidade, já que possuem rotinas cada vez mais agitadas e não dispõem de tempo suficiente para ir a lojas físicas.
Com tamanha visibilidade, o e-commerce se tornou um canal de compras essencial. Por isso, vamos conversar sobre o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e entender um pouco mais sobre os seus impactos e como se adaptar a esse momento. Ficou curioso? Fique com a gente!
Alteração no comportamento do consumidor
A internet facilitou o acesso à informação. Com isso, temos usuários cada vez mais informados e exigentes. Essa nova realidade impactou significativamente no comportamento dos consumidores, no processo de atendimento ao cliente e na divulgação de produtos e serviços.
Hoje em dia, não basta apenas ter um canal de comunicação para divulgar conteúdos promocionais. É preciso se manter presente e, o mais importante de tudo, ativo nas redes sociais — assim como manter um atendimento eficiente, eliminando burocracias desnecessárias.
A dica é ficar de olho nas tendências, procurar plataformas que estejam alinhadas com o seu público-alvo e desenvolver estratégias de comunicação que consigam suprir as necessidades do consumidor digital.
Aumento no uso de dispositivos móveis
O consumo por meio de comércio eletrônico só tende a aumentar. Segundo o Ebit, no primeiro semestre de 2017, 25,5 milhões de consumidores realizaram ao menos uma compra online. Um volume 10,3% maior se comparado à quantidade de consumidores digitais no primeiro semestre de 2016.
Para o ano de 2018, espera-se um crescimento de 2,8%, o maior desde o ano de 2013. Ou seja, não podemos dizer que o comércio eletrônico no Brasil não é um segmento de mercado em crescimento, correto?
Além do aumento de compras realizadas pela internet, houve uma expansão no volume de vendas realizadas por meio de dispositivos móveis, como celulares, tablets e iPads. Muitas empresas passaram a investir fortemente em plataformas responsivas e até mesmo aplicativos feitos especialmente para a compra de produtos e serviços.
Se a sua empresa ainda não possui orçamento suficiente para a criação de um aplicativo próprio, não tem problema. Ter um e-commerce responsivo é um bom começo. Realize testes em diferentes dispositivos e veja como o seu site está se comportando. Caso encontre algo de errado, realize as alterações necessárias para que a sua ferramenta funcione com a sua total capacidade.
Projeções para o futuro
Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, o investimento em tecnologia tende a aumentar. Machine learning, chatbots, realidade aumentada e customer experience são apenas algumas das ferramentas que ganham destaque nesse novo cenário.
Essas são tecnologias de ponta e demandam um alto investimento, mas vale a pena recorrer a outras estratégias, como focar em imagens e conteúdos relevantes e de qualidade (conhecido como Inbound Marketing) para o seu cliente.
Um bom planejamento de marketing e uma plataforma de e-commerce funcional são as peças-chave para aumentar a visibilidade e a credibilidade da empresa na web!
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