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Google, Facebook ou Instagram. Onde devo anunciar?

Pra entender se é melhor investir no Google, ou em alguma rede social, primeiramente é necessário entender cada um desses canais. São canais completamente diferentes, mas todos geram resultados!

Como funciona o Google?

O Google é uma ferramenta de busca utilizada para encontrar produtos, conhecimento, instruções e os mais variados conteúdos para atender uma necessidade em determinado momento. As pessoas digitam o que procuram, analisam os resultados e clicam em um ou mais resultados que acreditam ser relevantes para aquela busca.

Como funcionam as Mídias Sociais?

Já as mídias sociais (como Facebook e Instagram) são canais de relacionamento social em uma mídia online, onde na maioria das vezes as pessoas não estão buscando por nada, estão simplesmente vivendo sua vida social online.

Então, entender essas dinâmicas é o que você precisa ter em mente antes de escolher um desses canais, ou ambos.

Devo anunciar no Google?

Para saber se você deve anunciar no Google, a primeira coisa que você deve saber é: existem pessoas buscando por aquilo que você tem a oferecer no Google? Isso é bem fácil de checar. O próprio Google tem uma ferramenta que se chama Planejador de Palavras-Chave (ou Keyword Planner em inglês). É só jogar no Google e entrar na ferramenta, ela é bem intuitiva e amigável.

Dentro do Planejador de Palavras-Chave

Lá dentro, comece a fazer alguns testes, digitando alguns termos de busca que o seu potencial cliente digitaria para encontrar a sua oferta, e crie algumas variações dessa busca para entender melhor o volume das buscas desses termos. A própria ferramenta também vai te sugerir algumas variações e te mostrar o volume de busca delas, o que vai ajudar bastante a ter ideias e ver se o volume dessas pesquisas é o suficiente para você investir em uma conta de anúncios do Google (Google Ads).

Vale a pena?

Se houver volume de busca, vale a pena testar e ver se você vai conseguir gerar o resultado que espera, além disso, analise também quanto vai custar esse resultado. Se na média, o custo por venda que você gerar através do Google Ads for muito alto a ponto de inviabilizar sua venda, mesmo havendo volume de busca por aquilo que você vende, talvez você não irá conseguir gerar bons resultados. Mas se ao fazer o teste você ver que a conta fecha e vale a pena, é um excelente canal para te trazer venda rápida e escalar o seu negócio.

Devo anunciar nas Mídias Sociais?

Para anunciar nas mídias sociais e conseguir gerar resultados, você precisa mostrar algo que gere interesse o suficiente a ponto da pessoa parar o scroll, tirar a atenção do que ela estava fazendo e por essa atenção no que você está oferecendo à ela. 

Criando audiência e se relacionando com ela

Por isso, normalmente antes de mostrar uma oferta de um produto ou serviço nas mídias sociais, é interessante você atrair a atenção das pessoas com um conteúdo de valor para elas, gerando assim audiência e começando um relacionamento com essa audiência nas mídias sociais. Simplesmente parar a pessoa que está vivendo sua vida social e oferecer algo, geralmente não dá resultado. Ou o custo para gerar o resultado fica muito alto, o que inviabiliza a ação. 

Vale a pena?

Nas mídias sociais normalmente os anúncios são pagos por mil. Ou seja, é pago um valor para mostrar mil vezes esse anúncio para um público. Caso seu anúncio não seja tão interessante, ou seu público não esteja correto, essas mil impressões serão gastas, porém não irão gerar atenção suficiente para gerar uma venda. Mas caso seus anúncios sejam interessantes e seu público esteja bem configurado, os anúncios valem sim muito a pena.

Na maior parte dos nossos clientes aqui da agência nós conseguimos gerar resultados com esses dois canais. Trabalhando de forma complementar utilizando tanto o Google, quanto as mídias digitais em nossas estratégias.
O importante é acompanhar o ROAS, ou seja, o retorno sobre o seu investimento em mídia de cada um dos canais. Assim, você vai entender qual vale mais a pena e pode direcionar mais verba para aquele canal, incrementando seus resultados.

Lembre-se que anúncios Google ou Facebook são só a parte visível do marketing digital. Sem uma boa estratégia e execução o resultado tende a ser menos seguro e rentável.

Parece meio complicado? Conte com a gente para uma análise mais detalhada do seu negócio! Teremos o prazer de propor um plano para gerar os resultados que você espera com o marketing digital, combinado? Basta clicar no banner aqui na página.

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Por hoje é isso, até a próxima quinta digital e vamos pra cima!

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