joker123 Planejamento de inbound marketing: aprenda a montar o seu agora mesmo! - E-commerce e Marketing Digital

Planejamento de inbound marketing: aprenda a montar o seu agora mesmo!

O planejamento de Inbound Marketing é uma das ações primordiais para quem vende produtos e serviços na internet. É a partir dele que a empresa define aonde quer chegar, o que vai usar no meio do caminho e como fará para saber se atingiu um bom desempenho.

Mas, antes de começarmos, é importante você se lembrar das fases nas quais o Inbound Marketing se divide: atrair, converter, fechar e manter.

A atração é o momento em que a marca chama a atenção de usuários comuns. A fase de conversão ocorre quando aqueles usuários já viraram leads, ou seja, possíveis compradores. Na fase de fechamento, a empresa conseguiu fazer com que leads comprassem. Por fim, em manutenção, a intenção é preservar a relação com os consumidores, a fim de que voltem a fazer aquisições.

Sabendo disso, vamos para os passos! Boa leitura!

Defina objetivos e indicadores de desempenho

Defina o objetivo geral e os objetivos específicos com as ações que serão implementadas. Saiba aonde a empresa quer chegar, para, então, entender qual será o caminho. Dentro disso, é importante alinhar as estratégias com o perfil do público (a persona), a fim de que os resultados sejam eficientes.

É importante saber que, nessa etapa, é necessário definir, também, métricas. Por exemplo, a quantidade de tráfego a ser aumentada, o valor do ticket médio e a taxa de conversão.

Utilize boas ferramentas

As ferramentas compõem o meio pelo qual a estratégia será implementada. Algumas ideias são as dispostas a seguir.

Blog com conteúdos relevantes

A criação de conteúdos em blog deve ser levada a sério no planejamento de Inbound Marketing. Eles são os responsáveis por atrair mais usuários, transformando-os em leads, a partir do momento em que eles percebem relevância no que leem. Assim, a ideia é sempre criar textos de qualidade, que respondam a perguntas e envolvam as etapas do funil de vendas.

E-books e whitepapers

E-books e whitepapers são conhecidos como materiais ricos. Eles entregam algo a mais que posts em blog. Além disso, também servem para capturar informações de leads, como profissão e e-mail, o que ajuda a trabalhar outras ações de marketing digital.

SEO

A otimização de páginas e conteúdos é essencial para atrair tráfego orgânico. É a partir de palavras-chave bem inseridas e da escaneabilidade que o site tem mais chances de ser bem ranqueado e encontrado nos resultados de busca. Utilize uma ferramenta para encontrar as melhores keywords para o tema e o público, como Google Adwords, SEMRush e Ubersuggest.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é muito utilizado em um planejamento de Inbound Marketing. A partir de táticas de newsletter e fluxo de nutrição, é possível entregar um conteúdo relevante, estabelecer uma relação mais próxima e apresentar aos usuários os produtos e serviços com os quais a empresa trabalha.

Mídias sociais

Instagram, Twitter, Facebook e YouTube — todas são ótimas plataformas para você impulsionar os artigos ou vídeos criados. Nesse momento, é recomendado se informar sobre o formato de conteúdo mais apropriado para cada plataforma e, ainda, saber qual a melhor linguagem para se comunicar com o público.

Avalie resultados

Acompanhe e avalie sempre os resultados de cada ação implementada. Faça a mensuração, a fim de entender se houve progresso. Isso é essencial, pois se a empresa verificar que o desempenho ficou aquém, é sinal de que as ações precisam ser otimizadas.

É por isso que, no planejamento de Inbound Marketing, é importante contar com empresas especializadas. Por já terem grande experiência, conseguem ter uma visão mais apurada do que pode dar certo para cada negócio e compreendem o que pode ser deixado de lado.

Gostou deste conteúdo? Caso tenha ficado interessado no assunto, entre em contato, que podemos ajudar no seu planejamento também!

Open chat