Descubra como fazer e comece agora mesmo.
Se você precisa realizar um planejamento de marketing para 2021, está com sorte. Hoje vamos explicar porquê você precisa investir nessa modalidade no próximo ano, além de dar algumas dicas para melhor orientá-lo.
Continue com a gente e entenda a importância do planejamento de marketing para que sua empresa se saia melhor em 2021!
Por que investir em marketing?
Atualmente, realizar compras online é visto como trivial — e isso é verdade. Mas muitos subestimam o potencial que, a cada ano, as vendas e ações de marketing online demonstram ter.
Não é difícil compreender porquê tem se tornado cada vez mais necessário investir em marketing, e principalmente no marketing que envolve presença online. E, ao que tudo indica, 2021 será um ano de crescimento ainda maior dessa modalidade.
Entre algumas das muitas vantagens desse investimento, podemos citar:
- menor custo de divulgação;
- maior facilidade de mensurar resultados;
- maior alcance;
- maior agilidade nos processos;
- menor custo de conversão.
Isso quer dizer que quem ainda não investe em marketing digital pode estar perdendo influência e clientes no segmento!
Como iniciar o planejamento de marketing para 2021?
Estabeleça metas e objetivos
O primeiro passo a se dar é fazer com que todos os envolvidos no projeto tenham claras as metas e objetivos a serem alcançados. Afinal, se não sabemos aonde desejamos chegar, fica mais difícil percorrer o caminho até lá.
Um bom jeito de garantir essa clareza é realizar reuniões em equipe que proponham reflexões sobre o que se espera alcançar com o marketing. Elas podem envolver questões sobre:
- como aumentar as vendas;
- como criar autoridade;
- como diversificar canais de venda.
Tudo isso, é claro, visando as metas e objetivos traçados previamente.
Compreenda o ciclo do seu negócio
Para cada segmento do mercado, a dinâmica de trabalho das empresas muda. Por isso, um modelo de planejamento de uma siderúrgica não pode ser usado por uma startup de tecnologia, por exemplo.
Desse modo, é crucial para o sucesso de seu planejamento que ele seja pensado levando em consideração as particularidades e características do negócio em questão. E não existe um período correto para que ele se inicie.
O planejamento anual é muito importante, mas isso não quer dizer que ele deve começar sempre em um período específico — nem que ele só deve ocorrer de um em um ano.
É preciso entender que, para alcançar todo o potencial, é fundamental respeitar o ciclo do negócio e revisá-lo periodicamente. Só assim será possível identificar falhas e realizar os ajustes necessários.
Monitore indicadores e avalie resultados
Acompanhar constantemente o desempenho de suas táticas é uma das atividades mais importantes para realizar um planejamento adequado. Para isso, as estratégias de marketing digital proporcionam métodos de uso de métricas que vão ajudar a avaliar os resultados obtidos.
Cada métrica é capaz de ilustrar um aspecto de suas ações. Então, conhecendo os objetivos e metas, é possível escolher métricas que irão gerar indicadores que apontem onde sua estratégia está ou não dando resultados.
Monitorar constantemente é necessário para que, ao revisar um plano — ou ao dar início a um —, os pontos fortes e fracos sejam claros e de amplo conhecimento.
Acompanhe as tendências
A cada dia surgem mais e mais novidades que transformam as formas de se produzir conteúdo e realizar vendas. Por isso, um gestor preocupado com o planejamento de marketing deve estar sempre atento às tendências.
Por exemplo: em 2020, o consumo de conteúdo por vídeos foi a modalidade que mais cresceu entre os conteúdos digitais — e deve permanecer como uma aposta interessante para o marketing em 2021.
Também tem se tornado cada vez mais comum ver influenciadores online criando parcerias com marcas, fornecedores e lojas online como forma de obter vantagens em divulgação e vendas.
Essas foram nossas dicas de planejamento de marketing para 2021. Antes de colocá-las em prática, continue com a gente e confira como preparar a sua empresa para a era digital!