Vender em marketplace pode até ser vantajoso em um primeiro momento para algumas empresas, contudo, as taxas cobradas pelas plataformas são um dos pontos de alerta. No fim das contas, depender exclusivamente das vendas em plataformas de marketplaces pode comprometer o faturamento de micro e pequenas empresas.
Como você sabe, o e-commerce veio para ficar. Só no ano passado, o faturamento em vendas online foi de R$ 161 bilhões, quase 30% maior do que em 2020, sem falar que já cresceu quase 5% somente no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Mas muito além de números e vendas online, hoje iremos falar sobre os pontos de alerta em relação aos marketplaces. Continue com a gente para conferir!
Você não pode controlar a política de vendas
Comprar em marketplaces faz parte do nosso perfil de consumo, afinal, cerca 95% dos brasileiros fazem suas compras online nessas plataformas. O que é vantajoso para os clientes, no entanto, pode ser prejudicial para as marcas.
Constantemente as políticas de vendas das plataformas sofrem alterações. Com isso, a taxa paga para o marketplace pode aumentar, os prazos de envio podem ser outros, os métodos de pagamento aceitos podem mudar, entre outras regras que podem não ser vantajosas para as marcas. Em outras palavras, quem dita as regras do jogo é a plataforma e não a sua marca.
Impossível construir sua própria audiência e carteira de clientes
Em plataformas de marketplace você usa o tráfego e a carteira de clientes de terceiros. Ou seja: quando um cliente procura por um determinado produto, ele só compra com você porque encontrou o seu perfil na plataforma. Esse mesmo cliente, ao precisar comprar novamente, fará uma nova busca na plataforma. Diferente do que aconteceria se tivesse comprado diretamente no seu site.
É como construir sua casa em terreno alugado
O marketplace é um terreno alugado, ou seja, não é seu. Tudo bem morar de aluguel se não há outra possibilidade no momento, mas assim que for possível, você deve começar a construir sua casa própria.
Com isto em mente, uma estratégia comum de quem busca depender menos das vendas em marketplaces é vender nessas plataformas enquanto sua loja é construída.
Uma abordagem válida é enviar um flyer com as informações seu site próprio juntamente com os pedidos feitos através dos marketplaces. Assim o cliente passa a conhecer sua marca e sua loja, para que você possa fidelizá-lo fora das plataformas.
Mudanças no comissionamento afetam seu faturamento
Esse é o ponto crucial que indica porque é tão perigoso depender apenas dos marketplaces para o seu faturamento. Diretamente relacionado com o item 1 dessa lista, o fato é que as plataformas podem mudar suas políticas quando bem entenderem, incluindo o comissionamento.
Em março de 2022, diversos marketplaces anunciaram mudanças expressivas no comissionamento. No Mercado Livre, por exemplo, houveram mudanças no valor do subsídio do frete, além de alteração no prazo de repasse dos valores aos sellers. Agora, a plataforma tem até nove dias após a entrega para o repasse.
No Via Varejo, antes havia uma taxa fixa de 16% de comissionamento. Agora, os valores variam de acordo com a categoria e chegam até 21%. A Americanas também fez diversas alterações no comissionamento, chegando até 19%. Na correria, muitas marcas não se atentam às mudanças e deixam de incluir essas taxas no valor final do produto, perdendo parte de seu faturamento.
Veja mais informações sobre a mudança no comissionamento dos principais marketplaces.
Quem tem o canal de venda, tem tudo
Tendo seu próprio canal de venda, você pode vender o que achar melhor. Com isso, não precisa se basear nas tendências dos marketplaces e pode vender itens que julgar relevantes para seu nicho, além de escolher com mais sabedoria seus fornecedores.
Muitas vezes, os marketplaces impulsionam produtos de categorias específicas e você precisa se adequar para não perder o momento, ainda que isso comprometa a consistência da sua marca.
No começo da pandemia, por exemplo, nem preciso dizer que itens como álcool em gel e máscaras estavam super em alta. Isso fez com que muitos vendedores precisassem cadastrar produtos como estes, mesmo que não tivessem absolutamente nada a ver com seus mercados de atuação.
Como você pôde ver, o marketplace tem muitos pontos de atenção que você deve levar em consideração antes de apostar todas suas fichas neste modelo de vendas online.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais insights e dicas para faturar mais vendendo online, diretamente em sua caixa de entrada.