A logística para lojas virtuais requer que todos os componentes estejam alinhados, buscando atender às necessidades do negócio. Isso exige padronização de processos e conhecimento sobre custos e prazos de entrega de fornecedores, entre outros itens que integram a cadeia de abastecimento.
Se você acredita que algo poderia funcionar melhor na logística da sua loja, veio ao lugar certo: apresentamos a seguir alguns pontos cruciais para torná-la mais eficiente. Acompanhe!
1. Selecione e controle as ações dos fornecedores
Fornecedores mais baratos nem sempre conseguem atender à demanda no momento certo. Se conseguirem, ótimo. Se não, opte por aqueles que podem fazê-lo. O ideal é manter um cadastro completo com todas as informações relevantes, como prazos de entrega, condições de pagamento, políticas de trocas e outras.
2. Faça o controle do estoque
Todos os produtos que entram e saem da organização precisam ser identificados e registrados no controle de estoque. Só assim é possível prever demandas, fazer promoções, identificar o momento da renovação e assim por diante. Recorra a planilhas ou outros softwares que permitam fazer esse controle.
3. Faça previsão de demanda
Estoque completo, meio estoque ou no limite? A escolha depende da previsão de vendas, que deve levar em consideração o fluxo de vendas. Estoque cheio, por exemplo, só é viável em épocas de maior movimento, pois significa custos extras de armazenamento e controle, redução do fluxo de caixa e maior tempo para retorno.
Supondo que você vende 20 unidades de um produto por mês, não há motivos para ter 100 no estoque. O ideal é ter 30, assim mantém um estoque baixo, mas que é capaz de atender à demanda sem prejudicar as vendas.
4. Planeje a reposição de produtos
Mais interessante do que fazer pedidos grandes é fazer pedidos frequentes, mas que sejam interessantes para a estratégia. Além de garantir uma precisão melhor, permite se antecipar aos períodos de maior ou menor demanda. Se possível, integre o sistema de gestão de vendas ao dos fornecedores para que eles sejam acionados quando o estoque atingir o limite mínimo.
5. Organize o estoque
Basicamente, será preciso adotar práticas de picking que se referem a disposição, separação e preparação dos pedidos que serão enviados. Os de maior saída devem estar armazenados e identificados em locais de fácil acesso, o que reduz o tempo entre o pedido e o envio da encomenda.
6. Oferta de frete
De acordo com o Webshoppers, do E-bit, o preço médio pago pelo frete em 2016 foi R$ 29,93 por entrega. É um custo que nem sempre pode ser arcado pelo e-commerce, mas que pode ser reduzido para o consumidor por meio de práticas eficientes e múltiplos fornecedores.
Por exemplo, para entregas distantes é possível usar os Correios ou alguma transportadora enquanto para entregas locais, pode valer a pena usar um serviço de motoboys. Nesse contexto, busque sempre diversificar e oferecer soluções ágeis.
7. Estabeleça processos de logística reversa
Em alguns casos, o cliente pode não ficar totalmente satisfeito com o produto e solicitar uma troca. A melhor saída não é dificultar a tratativa — o que pode levar a publicidade negativa —, mas sim facilitar a logística reversa. Elabore uma política séria e clara, que englobe todo o processo de troca ou devolução.
8. Planeje constantemente a logística
Sua equipe vai precisar de treinamento para se manter produtiva e eficaz. Além disso, será necessário manter o planejamento constante no intuito de aperfeiçoar a estratégia de logística sempre que necessário. É preciso, por exemplo, identificar processos e falhas, analisar números e índice de satisfação do cliente, pedir feedbacks, pesquisar tendências e outras formas de inovar.
Esse conteúdo sobre logística para lojas virtuais foi útil? Se sim, comente o que achou ou dê sugestões do que você quer ver aqui no blog.