Escolher uma plataforma de e-commerce adequada às necessidades do negócio e do mercado é fundamental para obter bons resultados. Ela tem que ser capaz de atendê-lo plenamente, favorecer seu crescimento e ter uma base sólida, uma vez que estamos lidando com um “pilar” do seu empreendimento.
Por isso é importante considerar muitos aspectos como atendimento, suporte, entre outros pontos que darão sustentação à sua proposta. Por meio de uma avaliação será possível entender os processos e quais deles são necessários para o bom andamento do negócio. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto.
Quais são os tipos de plataformas?
Existem as plataformas pagas e as open source, e nenhuma delas exige conhecimentos aprofundados em programação.
As plataformas pagas são destinadas principalmente a negócios profissionais, que visam grandes resultados, exigem ferramentas sofisticadas e suporte frequente. São oferecidas por fornecedores que apresentam seu próprio banco de dados (ou integração com bancos, principalmente em nuvem) e ferramentas personalizáveis.
Já as plataformas open source são sistemas desenvolvidos por comunidades de programadores com código aberto. Nelas o empreendedor agrega códigos, templates e plugins para download e utilização gratuita de vários recursos.
O que levar em conta ao escolher uma plataforma de e-commerce?
Em linhas gerais, a plataforma deve atender às especificidades e expectativas do e-commerce. Entre os critérios a se avaliar estão:
Funcionalidades
Quais são as funcionalidades que a plataforma dispõe? Quais são seus diferenciais? Ela possui as ferramentas que favorecerá as conversões para a sua empresa? Existe alguma funcionalidade essencial para o seu projeto? As funcionalidades essenciais são nativas ou será preciso customizar a plataforma ao longo das operações?
Respondendo a essas perguntas você já terá uma base para seguir em frente.
Suporte
Basicamente a plataforma deve oferecer diferentes canais para o suporte. O primeiro é o técnico, ligados diretamente aos recursos tecnológicos que ela detém. Nesse contexto, o tempo de resposta é fundamental para lidar com chamados quando a plataforma sair do ar, quando ocorrerem bugs no sistema, entre outros.
O segundo é o suporte de negócios, composto pelos recursos de marketing e pelos processos que influenciam nos processos internos e externos. É importante contar com uma consultoria que possa influenciar no tráfego, nas conversões, na gestão de estoque, entre outros pontos.
Flexibilidade
Você precisa de uma plataforma flexível, que permite a alteração de camadas, do layout, da estrutura de HTML e CSS ou pode apenas customizar o layout? Existem modelos open source que atendem a ambas as especificidades.
Layout responsivo
Com o aumento do acesso por dispositivos móveis, as lojas não podem ficar para trás. Daí a importância de uma solução que dê prioridade a um layout responsivo, capaz de se adequar aos mais diferentes modelos de tela sem prejudicar a navegação.
Experiência do usuário
A plataforma permite que a loja virtual possa focar na experiência do usuário (UX). Isso quer dizer que os processos, o layout, os sistemas de buscas e os formulários devem influenciar positivamente na usabilidade e nos demais aspectos que favoreçam o caminho até a finalização da venda.
Em linhas gerais, o usuário precisa encontrar rapidamente o que precisa, ter mecanismos de busca e filtros para escolher o que procura rapidamente. Além disso, a plataforma deve oferecer o login social, que utiliza as informações da rede social para evitar que o usuário preencha formulários extensos e desista da compra.
Atualizações
As tecnologias e os sistemas podem ficar obsoletos em pouco tempo. Por isso o fornecedor precisa se atualizar constantemente e viabilizar ferramentas mais modernas/eficientes. Não se atentar a esse quesito pode exigir uma migração precoce e desgastante.
Integrações para o marketing digital
A plataforma oferece soluções que ajudam no marketing, como dados de navegação, tráfego e conversões? Além disso, é importante que ela ofereça suporte para as ações de marketing digital que incluem SEO, anúncios, redes sociais, entre outros.
Meios de pagamento
Se a plataforma não oferecer gateways de pagamentos eficientes, ela precisa ao menos ter integração com os principais intermediadores de pagamento. Dessa forma, sua loja poderá oferecer diferentes formas de pagamento (cartão de crédito, boleto, bitcoin etc.) e não perder a venda.
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