fbpx

Curva ABC: O que é e como usar!

Curva ABC: O que é e como usar!

Um dos grandes desafios de uma loja virtual é a gestão de estoque. Se for feita da maneira correta, poderá otimizar os processos de venda, reduzir custos e contribuir para melhorias na entrega dos produtos.

Existem algumas ferramentas bastante utilizadas com sucesso para alcançar uma gestão de estoque. Uma delas é o cálculo da curva ABC, que serve para ajudar a classificação dos grupos de produtos estocados conforme sua importância.

Quer saber como ela funciona? Continue com a gente!

O que é a curva ABC?

A curva ABC recebe este nome devido à classificação destinada aos produtos:

Grupo A: são 20% dos seus itens, que normalmente vão corresponder a 80% do seu faturamento.

Grupo B: são 30% dos seus itens, que correspondem a 15% do seu faturamento. Sendo assim: A+B = 95% do seu faturamento.

Grupo C: são os outros 50% dos itens, mas que correspondem somente a 5% do seu faturamento.

Para gerenciar seu estoque da melhor maneira, é muito importante entender que os produtos Classe A representam a maior parte dos ganhos da empresa, então claro que você deve cuidar muito melhor desses produtos, gerenciando bem o estoque deles, negociando com os fornecedores e aumentando sua margem.

A categoria Classe B é responsável por boa lucratividade e necessita de uma gestão moderada. Os produtos da Classe C são os “esquecidos” que não representam tanto lucro para a empresa, portanto, eles devem ser trabalhados, mas não têm de servir como foco principal. (O que não significa que devem ser desconsiderados!).

Receba o plano de marketing digital feito especialmente para seu negócio. Agende seu diagnóstico!

Como achar a minha curva ABC?

Com isso em mente, você deve classificar a composição do seu estoque e identificar os pontos fortes e fracos do seu e-commerce. E assim, criar estratégias identificando qual produto necessita de mais investimento, visto que tem maior retorno para a empresa.

Na prática, você deve identificar seus itens, os preços unitários, a quantidade em estoque, o volume de vendas no período e o valor total vendido. Para isso, pode ser usada uma planilha por exemplo. Ordene pelo valor total e calcule a porcentagem de cada item, assim, será possível definir as categorias de seus produtos.

Qual a importância de ter minha curva ABC bem definida?

Organizar o estoque de acordo com a demanda é um dos principais benefícios dessa estratégia, que oferece uma visão mais ampla da demanda do estoque da loja virtual. A Curva ABC identifica diferentes problemas em diversas partes da empresa, através de um cálculo amplo. Além de classificar os produtos, ela caracteriza os principais fornecedores e clientes, ajudando a estabelecer uma preferência e conexão maior com eles. Ou seja, além de ranquear os produtos, a estratégia faz bem para todos os processos da empresa, desde a logística até a entrega final do produto!

Quer se preparar para a maior época do ano para os e-commerces? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

 

Deixe seu comentário

Sobre o autor

Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão!

Siga-nos

Share This