Uma das formas mais eficientes de obter destaque e faturar mais no setor de varejo é apostando em um e-commerce integrado à loja física. Isso porque a omnicanalidade — ou seja, a integração dos canais de uma empresa em prol da melhor experiência de compra do cliente — é uma tendência consolidada.
Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group, mais da metade da população brasileira pesquisa na internet antes de ir na loja física — um número que só tende a aumentar.
Além de manter os canais de e-commerce e loja física, a integração de ambos é fundamental no processo. No post de hoje, daremos alguns exemplos de benefícios que o empresário obtêm ao investir em um e-commerce integrado à loja física. Acompanhe!
A marca ganha mais credibilidade no mercado
Ao expandir os negócios para o mundo virtual, sua empresa se torna mais competitiva e ganha mais credibilidade do mercado, conquistando também o respeito do consumidor.
Basicamente, o ditado “quem não é visto não é lembrado” pode ser aplicado nessa situação. Mais do que isso, é preciso ser visto com uma imagem agradável para o cliente.
Possibilidade de vender 24×7
Uma loja física tem dia e horário para abrir e fechar. Quando precisa funcionar além do período normal, para aproveitar uma data especial para vender mais, por exemplo, há gasto com pagamento de hora extra, luz etc.
Já com um e-commerce, isso não acontece. Uma loja virtual nunca fecha: ela funciona 24 horas, 7 dias na semana, 365 dias no ano (366 se for ano bissexto). Ou seja, mantendo os dois canais, o lojista amplia, consideravelmente, o potencial de venda.
Ter um e-commerce integrado à loja física melhora no gerenciamento do negócio
Dificilmente, um varejista possui dados exatos de quantos clientes entraram e quanto tempo permaneceram na loja, quais produtos foram mais tocados e quantos clientes desistiram da compra.
Em posse de dados como esses, o empresário consegue traçar estratégias específicas e mensurar resultados de campanhas e promoções — informações que uma plataforma de e-commerce é capaz de fornecer.
Outro fator que é importante de se destacar é que, ao integrar o e-commerce à loja física, você pode fazer todo o processo de gestão de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.
Redução de custos operacionais
Abrir uma loja virtual requer uma série de procedimentos. Escolher a plataforma, contratar operador logístico, gatways de pagamento, certificados de segurança, SEO, entre outros. Contudo, isso tudo ainda é muito mais barato do que abrir uma loja física.
Além disso, ao vender pela internet há a possibilidade de integrar a transportadora diretamente com o estoque do fornecedor, economizando com gastos de estocagem de produtos. Além disso, não é preciso pagar comissão para o vendedor, aumentado o lucro de cada pedido.
Comodidade para o cliente
No começo, falamos que os compradores usam a internet para fazer pesquisas, tanto de preço quanto de informações a respeito do que desejam adquirir. Dessa forma, se você não estiver na internet, a probabilidade de ele ir até a sua loja é menor.
Além disso, manter uma sincronia entre ambos espaços é fundamental para garantir uma boa experiência de compra. Para isso, mantenha os mesmos valores de produtos, campanhas, promoções e linguagem.
Outro elemento importante é possibilitar que o cliente compre no site e retire ou troque o produto na loja, ou experimente o produto na loja e finalize a compra pelo site etc.
Agora que você descobriu os benefícios de ter um e-commerce integrado à loja física, não monopolize o conhecimento: compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus colegas empreendedores!