Você já deve ter notado que o Pix está presente em todos os lugares, não importa se você está comprando um salgado no mercado da esquina ou se está comprando uma roupa em uma loja famosa. Mas, nas vendas online, será que o Pix é sucesso? A resposta é sim!
Hoje, você vai entender como essa opção de transferência transformou os pagamentos online e porque disponibilizar essa opção no seu negócio pode ser vantajoso. Siga com a leitura do artigo.
Por que o pagamento Pix é importante?
Lançado para todo o Brasil em novembro de 2020, o Pix chegou para facilitar a vida tanto de consumidores quanto de comerciantes e prestadores de serviços. Com um processo mais rápido e tão seguro quanto às formas tradicionais de pagamento, ele está revolucionando o mercado financeiro como uma solução para as vendas.

Para se ter uma ideia, no Brasil, o Pix já superou a quantidade de transferências por TED, DOC, boleto e cheque somados, chegando a um crescimento de 1.835%. Além disso, cerca de 45% da população brasileira já utilizou essa ferramenta, tendo mais de 250 milhões de chaves cadastradas por quase 100 milhões de brasileiros e mais de 5,5 milhões de empresas.
Quais são os benefícios do pagamento pix para o e-commerce?
O Pix é atrativo por ser uma opção gratuita em determinadas situações, com transações instantâneas e 24 horas por dia, mesmo em finais de semana e feriados. A transferência de valores ocorre em até dez segundos para o destinatário. Basta digitar o número do celular, CPF/CNPJ ou uma chave criada pelo usuário, sem precisar de dados bancários.
Outra diferença do Pix são os fluxos feitos diretamente entre as contas. Nas demais modalidades de pagamento online, esse processo exigiria a moderação de instituições financeiras como bancos e emissoras de cartão.

Assim, ao viabilizar compras via pix, tanto clientes como lojistas virtuais têm vantagens importantes no processo.
Agilidade na finalização da compra
Pagando com o Pix, não é necessário esperar pela aprovação no cartão de crédito ou a compensação do boleto. Isso deixa o processo de compra muito mais ágil e simplificado para os usuários, clientes e lojistas.
A experiência de caixa em e-commerce deve ser rápida para diminuir a desistência entre os consumidores. Muitas etapas e a necessidade de compartilhar dados pessoais
Assim, o pix ajuda a reduzir o abandono de carrinhos, motivado pela complexidade de certos processos de pagamento nas vendas online.
Redução nos prazos de entrega
A agilidade na finalização da compra também resulta na diminuição do tempo para o cliente receber o produto, visto que uma aprovação acelera o processo. Vale lembrar que a aprovação é feita na hora mesmo que a compra ocorra fora de horários comerciais.
Ou seja, o produto vendido será embalado e encaminhado para a entrega mais cedo, poupando horas ou até dias de espera. Assim, o prazo de recebimento deixará os clientes mais satisfeitos com a experiência de compra.
Redução das taxas de transação
Ao comparar as taxas envolvidas em uma transação via Pix com transações via cartão de crédito e boleto bancário, fica claro que a ferramenta é muito mais saudável para as finanças dos negócios.
Para pequenos e médios empreendedores, o Pix possibilita receber o valor a qualquer momento com percentuais menores e condições de gratuidade. Dessa forma, economiza-se nas taxas, além de eliminar custos com os intermediários do processo de pagamento
Adesão ao mobile
Mesmo antes da pandemia, as compras por mobile apresentavam uma tendência alta de crescimento anual. Agora, com as pessoas isoladas em casa, as vendas por celular estão em expansão ainda maior. Também, com poucos toques na tela seu cliente faz quase tudo sem sair de casa.
Para se ter uma ideia, em 2020, foram feitas 194 milhões de compras online no Brasil e 55,1% aconteceram por smartphones. Claro, muito disso é o impacto da pandemia. No entanto, as pessoas estão sempre tentando facilitar as tarefas, e os eletrônicos estão aí para simplificar tudo.
Usando o pagamento Pix, o cliente centraliza todas as etapas da compra no celular, da escolha do produto na loja à transferência dos valores. Ou seja, se adapta bem ao uso de dispositivos móveis, facilitando a jornada de compra.
Como implementar o Pix em lojas virtuais?
Para aderir ao pagamento Pix nas vendas online, é necessário entender quais são as possibilidades de integração e recursos oferecidos pela plataforma de e-commerce usada. Existem diversas alternativas para implementar a opção no comércio eletrônico, mas o ideal é que elas se adaptem aos processos habituais de gestão da loja.
Caso queira desenvolver internamente, o Banco Central também disponibiliza a documentação das APIs. No entanto, isso exigirá o apoio especializado de uma equipe ou profissionais contratados de TI.
Como no e-commerce o maior número de vendas acontece no celular, o ideal é disponibilizar aos clientes a linha digitável do QR code gerado pelo pix. Dessa forma, eles conseguem copiar e colar o conteúdo, o que facilita o pagamento nos aplicativos de banco.
Plataforma de e-commerce com sistemas de pagamento online
Receba pagamentos via Pix em sua loja virtual Dooca. Atualmente, contamos com os intermediadores da PagHiper e Pagar.me para esse método de transações. Mas, em breve, disponibilizaremos ainda mais possibilidades!
Ah, e se você quiser, consegue utilizar mais de um gateway simultaneamente em sua loja e usá-lo apenas para transações Pix. Não fique para trás! Confira em nosso artigo mais orientações para configurar o Pix em sua loja virtual e otimizar ainda mais seus serviços!
Ainda não é um Doocanauta? Sem problemas! Teste agora a Dooca por 14 dias grátis e aproveite todas nossas ferramentas!