O comportamento do consumidor vem mudando muito nos últimos tempos, sendo notável a preferência cada vez maior pela interação online. Tirar dúvidas, compartilhar experiências e claro, fazer compras… a internet mudou a forma como nos relacionamos e fazemos negócios atualmente.
Percebendo essa mudança de comportamento por parte das pessoas, as empresas estão começando a notar cada vez mais a importância de garantir uma boa presença digital para atingir novos públicos, especialmente nas redes sociais. Com isso, surge um profissional bastante importante nesse processo: o social media.
Tendo habilidades e competências necessárias para construir uma marca nas redes sociais e gerar relacionamento, esse profissional é de suma importância para quem deseja alcançar pessoas nas mídias sociais.
Quer conhecer a importância desse profissional para sua empresa? Então, confira nosso conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo que um social media pode fazer por sua empresa.
Afinal, o que faz um social media e qual é a sua importância?
Antes de tudo, podemos definir que um social media — ou Analista de Redes Sociais — nada mais é do que o profissional que é inteiramente responsável por realizar a gestão de uma ou mais redes sociais. Olhando de maneira ampla, pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é.
A função desse profissional é gerar valor para a marca nas redes sociais, de maneira que faça as pessoas se engajarem com os conteúdos publicados, tendo assim a oportunidade de conhecer melhor a empresa.
Vale notar que muitas pessoas tendem a achar que o social media, por si só, consegue atrair demanda para o negócio. No entanto, estamos falando de uma estratégia complementar ao marketing digital, que possui inúmeros processos para converter pessoas no meio online.
Em um planejamento completo, outras atividades são envolvidas, como a equipe de vendas. Quando o usuário clica em um link da rede social para ir até uma loja virtual, por exemplo, ele entra em uma jornada de compra e necessita de todo apoio para ser convertido.
Nesse momento, o atendimento humanizado é crucial para tornar esse prospect em cliente, e não cabe ao social media fazer isso. Seu foco é exclusivamente as redes sociais.
Já os anúncios que são veiculados nas redes sociais, por exemplo, devem ser realizados por uma equipe que seja especialista em tráfego pago. Enquanto isso, o social media tem a função de analisar esses anúncios dentro da plataforma e criar engajamento com as pessoas dentro da rede, a fim de serem direcionadas para um site ou link específico para conversões mais próximas da compra.
Ou seja, a estratégia de redes sociais é um braço complementar, que deve ser considerado dentro de um planejamento digital completo. É importante ter isso em mente porque diferentes ações online geram resultados a curto, médio e longo prazo e nunca é interessante depender de apenas uma fonte de aquisição de clientes.

Vantagens e benefícios do social media para sua empresa
- Está por dentro das tendências de redes sociais
Um social media de verdade entende a importância de manter-se sempre atualizado das redes sociais que atua — uma vez que os algoritmos estão sempre mudando e novas ferramentas estão sendo introduzidas constantemente nas plataformas.
- Produz conteúdos de valor ao público
Se desejamos converter nossos seguidores em clientes, precisamos educá-los e gerar confiança, certo? É justamente isso que o social media busca. Através da criação de conteúdos, ele mostra aos usuários que a empresa domina o seu nicho e possui expertise naquilo que oferece. Dentro das redes sociais, ele oferece informações, fornece atendimento, elabora relatórios (para saber como as redes estão performando), se relaciona com o público, e muito mais.
Como o trabalho do social media e da agência se complementam
Trazendo para nossa realidade, é legal comentar que os projetos de maior entrega de sucesso aqui em nossa agência envolvem um trabalho alinhado com os profissionais de social media de nossos clientes.
Isso porque, como comentamos, o marketing digital é muito amplo e, enquanto focamos nossos esforços em trazer resultados mensuráveis com foco em vendas (utilizando o inbound marketing, anúncios em mídia paga, e-mail marketing, etc), o social media garante uma boa presença digital da empresa nas redes sociais.
Com nossos trabalhos alinhados, a busca pelo sucesso em cada projeto se torna mais fácil e consistente, uma vez que tanto sua equipe interna quanto a externa focam suas expertises no que fazem de melhor.
E então, o que achou deste artigo? Agora que você já entende a importância do social media para sua empresa, que tal explorar mais conteúdos para tornar seu planejamento de marketing digital mais robusto e assertivo? Acesse nosso blog e assine nossa newsletter para receber dicas de valor para prosperar com seu negócio online.