O marketing digital é um aliado essencial para aqueles que desejam crescer e escalar vendas em seu e-commerce, e para desenvolvê-lo, é preciso definir quais serão os profissionais à frente das estratégias e táticas. No início, é comum que os donos do negócio tomem a frente, porém, se você precisa ter foco no seu core business, ou seja, na gestão da sua loja virtual, é mais do que recomendado ter uma equipe cuidando do seu marketing digital.
Nesse momento, você pode optar por contratar um freelancer, ou uma agência de marketing digital. Mas qual a melhor opção? Se está na dúvida entre as duas opções, continue conosco e conheça as vantagens, desvantagens e qual o melhor momento para contratar cada opção.
Vantagens de contratar um freelancer
Preços mais acessíveis
Como o freelancer é um profissional que oferece seus serviços de maneira autônoma, executando os projetos por conta própria, ele consegue disponibilizar preços mais acessíveis, justamente por trabalhar individualmente e ter um custo menor.
Liberdade para negociar horários e pagamentos
Geralmente, o freelancer costuma trabalhar fora do horário comercial, facilitando para aqueles que precisam de atendimento flexível. Além disso, por não seguir regras bem definidas, ele também é mais maleável com pagamentos, possibilitando melhores negociações.
Desvantagens de contratar um freelancer
Produção limitada
Se você já tem uma demanda considerável, um freelancer pode não ser a escolha ideal, pois, trabalhando sozinho, a produção é limitada e surge a necessidade de contratar mais de um profissional, aumentando o custo inicial.
Informalidade do serviço
A informalidade do serviço de um freelancer também é uma questão a se considerar se você sente necessidade de regularidade e compromisso fiscal, pois alguns profissionais não conseguem emitir documentos oficiais, como notas e comprovantes.
Vantagens de contratar uma agência de marketing digital
Expertise no mercado
Uma agência de marketing digital conta com diversos profissionais bem qualificados, com habilidades específicas para desenvolver toda e qualquer tarefa que você necessite para escalar seus resultados, monitorando o crescimento e otimizando as estratégias para que elas sejam sempre rentáveis e positivas.
Suporte completo
Com maior suporte de serviço, uma agência possui diversos recursos que são disponibilizados para uso durante as estratégias, como documentos detalhando dados coletados sobre público, persona e outras informações valiosas que podem ser consultados a qualquer momento e utilizados em outros setores da empresa.
Além disso, uma agência pode te dar apoio e sugerir softwares e tecnologias que podem facilitar o dia a dia da sua equipe, como ferramentas de automação de marketing, por exemplo.
Confiabilidade e garantia
Mais uma característica vantajosa ao contratar uma agência: você poderá contar com a garantia do serviço, seja pelos meios fiscais, como também, pelo zelo com a reputação da empresa e de sua equipe.
Desvantagens de contratar uma agência de marketing digital
Preço mais elevado
Por contar com uma equipe maior e suporte mais completo, o valor de contratação de uma agência acaba sendo mais elevado. Mas lembre-se que, se o trabalho traz resultados positivos, o preço mais elevado não seria um problema, já que você estaria “investindo” e não “gastando”. O importante é mensurar o retorno de seu investimento.
Atendimento no horário comercial
Uma agência costuma ter o atendimento restrito, na maioria das vezes, ao horário comercial, o que pode dificultar a comunicação caso você só consiga fazer reuniões à noite, por exemplo.
Quando contratar uma agência de marketing digital ou um freelancer?
Na hora de escolher, vale repassar as vantagens e desvantagens de cada um, considerando também a situação atual do seu e-commerce, afinal, o tamanho da demanda e do orçamento disponível é fundamental para entender qual a opção ideal para você.
Se você está iniciando agora e ainda precisa validar processos e o modelo de negócio, sem a necessidade de um grande volume de peças e estratégias, talvez um freelancer vá suprir melhor sua demanda.
Por outro lado, se você já possui alguém interno voltado ao marketing, mas vem construindo um cenário de crescimento positivo, ou tem pretensão de escalar os resultados exponencialmente, não podendo se preocupar em perder o foco da gestão do negócio, uma agência é o parceiro de marketing digital mais indicado para você nesse momento.
Isso porque, para uma agência ter o máximo de desempenho em seu negócio, é interessante que haja uma ponte entre o setor de marketing interno da sua empresa e a agência, potencializando a comunicação e a efetividade das estratégias aplicadas.
Já sabe qual o melhor modelo de trabalho para você? Se quer saber como podemos escalar as vendas da sua loja virtual, entre em contato com a gente e receba um diagnóstico do estado atual do marketing digital da sua empresa!