Quando falamos sobre investimento em marketing nas empresas, diversos fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo, o fato de que a capacidade de investimento que uma empresa grande possui não é a mesma de uma pequena empresa.
Ainda assim, mesmo considerando portes ou segmentos diferentes, o investimento em marketing precisa ser feito de maneira única, de acordo com o objetivo e meta de cada organização.
É válido notar que, proporcionalmente, as empresas pequenas investem muito mais em marketing do que as empresas maiores. Isso se dá pela perspectiva de crescimento que elas possuem, onde o esforço é maior para fazer a sua marca conhecida e gerar clientes.
Outro detalhe que não pode ser deixado de lado é que, quando você lança um produto, o investimento em campanhas será muito maior do que as campanhas sobre um produto que já está consolidado.
Enfim, hoje vamos falar um pouco mais sobre o investimento em campanhas e quanto as empresas investem em marketing. Continue a leitura com a gente para conferir.
Quanto uma empresa deve investir em marketing?
De forma geral, existe um percentual de 7% a 12% do faturamento que pode ser usado como base para muitas empresas.
Esse valor pode variar de acordo com seu negócio e é importante se atentar para adequar o percentual de investimento à sua realidade e suas estratégias de crescimento.
Ainda assim, esse é um valor quase que padronizado e podemos ir além para entender quanto as empresas de sucesso investem em marketing.
Um primeiro ponto a se atentar é a diferença de investimento em marketing digital e offline. O marketing offline, ou tradicional, costuma demandar mais investimento, já que suas mídias como TV e Rádio tendem a ser mais caras. Ou seja, você precisa investir mais para ter resultados aceitáveis.
Neste cenário, o marketing digital tem atraído a atenção das empresas, já que vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Além disso, as campanhas de marketing digital têm resultados mensuráveis e escaláveis, o que ajuda a alcançar um maior ROI (retorno sobre investimento).
Quanto as empresas investem em marketing digital?
De acordo com dados da eMarketer e da Forrester Research, empresas que já estão consolidadas no mercado devem direcionar cerca de 6% a 12% do seu faturamento para o marketing digital.
Por outro lado, empresas ainda em expansão, pouco conhecidas, e que desejam aumentar sua carteira de clientes, devem investir um pouco mais: entre 12% e 20%.
De forma prática, vamos supor que sua empresa fature R$ 100 mil reais por mês. Se você é uma empresa consolidada, que deseja se manter competitiva no mercado, seus investimentos em marketing digital devem variar de R$ 6 mil a R$ 12 mil reais. Já se você é uma empresa pouco conhecida que deseja ganhar mercado, seu investimento deve ser de R$ 12 mil a R$ 20 mil reais.
Com esses números, fica mais prático entender quanto as empresas de sucesso investem em marketing, certo?
Qual o posicionamento das empresas sobre esse investimento?
Todos os investimentos de uma empresa precisam ser muito bem pensados, e com o marketing não é diferente. As estratégias precisam ser voltadas para o cliente, buscando investir em campanhas baseadas em resultados e números.
Lembrando que os números citados derivam de pesquisas, mas você precisa levar em consideração sua perspectiva de crescimento, sua margem de lucro, suas estratégias, etc.
O importante é buscar o maior Retorno Sobre Investimento possível para alcançar seus objetivos e metas empresariais através do marketing.
Espero que nós tenhamos te ajudado a entender quanto as empresas de sucesso investem em marketing. Se quiser ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nosso perfil no Instagram e assine nossa newsletter.