Diferentes setores foram impactados negativamente pela instabilidade econômica no país nos últimos tempos. Contudo, nem sempre a queda nas vendas é decorrente da crise. Às vezes, em momentos de dificuldade, muitos empreendedores encontram força para alcançar resultados mais expressivos.
Não existe uma receita secreta para obter números grandiosos, porém há um caminho que exige pesquisa, controle, criatividade e, acima de tudo, empenho. Neste post, vamos sugerir alguns pontos que podem ser focados para reverter uma situação negativa. Acompanhe!
Porque as vendas caem?
Geralmente, há motivos por trás da queda no desempenho. Se você não consegue identificá-los, listamos alguns para ajudá-lo:
Dificuldade em atingir o público certo
Quando você busca diferentes canais de divulgação e mesmo assim não obtém retorno, existe algo muito errado. Algumas empresas podem não estabelecer um público-alvo, acreditando que o negócio possa atender a todos os públicos, dificultando, assim, os esforços em marketing.
Pouca divulgação
Esperar que o cliente chegue sem qualquer tipo de publicidade ou só na propaganda “boca a boca” é algo impensável. Essa última estratégia pode até funcionar, mas não para quem quer fugir do vermelho.
Falta de motivação da equipe
A sensação de que as vendas estão decaindo causa um efeito ruim na equipe e traz desmotivação para o ambiente de trabalho. Trata-se de uma companheira indesejável para qualquer empreendimento, capaz de minar projetos e resultados.
Ausência de comprometimento
Pode ser ou não resultado da falta de motivação, porém a ausência de comprometimento também se mostra um problema muito complicado.
Como reverter a queda nas vendas?
Como mencionado, é preciso realizar pesquisas para definir objetivos, traçar planos de ação e se posicionar frente ao mercado. Veja algumas sugestões:
Foque em um público-alvo
Basicamente, é ter uma proposta que atenda às necessidades de um grupo de pessoas ou organizações. Para isso, comece identificando, entre seus consumidores, qual a predominância de fatores como idade, poder aquisitivo, estado social, preferências, entre outras características que você julgar relevantes.
A partir das identificações, você estabelecerá um perfil ideal para o seu negócio. Com ele, terá um plano de ação mais assertivo, desenvolverá linguagens capazes de convencê-lo e criará uma publicidade que o impacte positivamente.
Inove em seus produtos e serviços
Se você já conhece seu público-alvo e quer oferecer algo que desperte seu interesse, esse é o momento de inovar, de criar algo que agregue valor à sua marca e represente um diferencial competitivo. Essa é uma tarefa complicada, principalmente se a empresa está apegada a processos antigos.
Nesse contexto, você deve buscar abordagens novas, capazes de despertar o interesse do público. Recursos tecnológicos, produtos aperfeiçoados, renovação do portfólio e até mesmo preços podem ser encarados como inovação, em especial, quando são bem-vistos pelo mercado.
Mantenha a equipe ativa
É importante manter a equipe ativa com planejamento, prospecção de clientes e capacitação. Sem constantes treinamentos, participação em workshops, entre outras alternativas que estimulem os colaboradores, estes passam a se acomodar, e isso é péssimo para os resultados.
Uma postura ativa vai fazer com que a equipe se mantenha focada. Logo, quando os clientes voltarem a aparecer, ela estará preparada para atendê-los da melhor forma.
Tenha uma presença online
Talvez as campanhas de publicidade veiculadas no meio físico se tornem mais impactantes quando associadas a campanhas online. Mesmo que seu produto não tenha boas vendas pela internet, a empresa pode contar com site, redes sociais, entre outros recursos do marketing digital.
Além dessas possibilidades, o negócio pode ser anunciado nos buscadores e em outros sites, além de contar com a criação de conteúdo relevante para seu público por meio de um blog. O marketing de conteúdo se mostra uma excelente opção para as empresas que querem mudar o quadro de queda nas vendas, por ser uma estratégia duradoura, de baixo custo e que traz ótimo retorno.
Gostou deste post? Então comente o que achou para que possamos criar mais conteúdos relevantes para você!