Investir em marketing digital tornou-se uma necessidade para a maioria das empresas, principalmente se o objetivo for escalar vendas e alavancar um e-commerce. Ao fazer esse investimento, muitos acreditam que resultados sólidos chegarão de forma imediata ou em curto prazo, o que na verdade, não é bem o que acontece.
A aplicação de uma boa estratégia exige meses de trabalho e muita dedicação, otimização e análise. Por isso, muitos empresários que não conhecem o funcionamento do marketing digital e querem ver resultados rápidos se decepcionam ao perceber que suas expectativas estão fora da realidade. Contudo, com um projeto de média a longa duração e uma equipe de qualidade, os resultados desse esforço inicial poderão se transformar em ganhos permanentes.
Se você quer investir em marketing digital, continue lendo e entenda qual o tempo médio para começar a ver os resultados em sua loja virtual.
Por que os resultados não são imediatos?
Na era da internet, tudo parece acontecer de forma rápida e acelerada, e pode ser por isso que temos essa tendência de achar que os resultados serão imediatos. Entretanto, quando falamos de marketing digital, o processo leva um pouco mais tempo do que se imagina.
É como diz o ditado: tudo que é bom leva tempo. Mas não vamos nos basear nessa simples frase, afinal, a estruturação de um bom marketing digital é realmente um percurso que se constrói com o tempo.
Por exemplo, quando você se forma na faculdade, não significa que vão chover oportunidades de trabalho, principalmente se você não tem experiência na área. E para conquistá-la, você precisa estudar, estagiar, trabalhar, e todos esses passos levam tempo, ou seja, ninguém que acabou de se formar vai ser um mestre sobre determinada área.
Para construir seu reconhecimento no mercado, é preciso tempo e persistência, e é assim que funciona no mundo online também, isto é, ter presença e ser autoridade no meio digital não é algo que acontece do dia para a noite.
Qual o tempo médio de retorno sobre o investimento em marketing digital?
Agora que você pôde compreender que o marketing digital é um processo de construção, podemos considerar estratégias e ações que geram resultados em períodos de curto, médio e longo prazo:
De 1 a 3 meses – A curto prazo
- Anúncios em mídia paga
Os anúncios em mídia paga, como no Facebook e Instagram, podem trazer resultados em curto prazo, mas isso também depende do seu tipo de negócio.
Por exemplo, caso você trabalhe com um produto cuja venda acontece frequentemente de forma descomplicada ou por impulso, a jornada de compra dos seus potenciais clientes será mais simples, diminuindo a necessidade de estratégias mais complexas e aumentando a chance das suas campanhas performarem bem já no início.
Contudo, se você trabalha com um produto que possui uma venda mais complexa, onde a jornada de compra é mais longa (ou seja, seu potencial cliente demora mais para entender o valor do produto e tomar uma decisão de compra), suas estratégias deverão ser mais complexas e o retorno com anúncios também poderá ser mais longo.
Existem também os anúncios pagos no Google, que podem ser ainda mais eficientes nos resultados de curto prazo, afinal, por ser um motor de busca, as pessoas já estão procurando por algo específico, ao contrário das redes sociais, onde elas estão rolando o feed sem necessariamente buscar por uma dúvida, produto, ou serviço.
Portanto, ao configurar e otimizar as campanhas na ferramenta de forma correta, é possível conseguir retorno de forma satisfatória e em um curto período de tempo.
É possível obter ótimos resultados em ambas as plataformas, porém, para otimizar sua verba e alcançar um bom retorno de maneira rápida, é necessário entender muito bem a sua persona e sua jornada de compra para saber onde anunciar, seja nas redes sociais ou no Google.
- Materiais ricos
A criação de conteúdos e materiais ricos, como ebooks e infográficos, é uma boa forma de atrair potenciais clientes e gerar resultados de curto prazo. Disponibilizar esses materiais em landing pages para aumentar a base de leads é uma tática bastante interessante, principalmente no começo de um projeto.
De 3 a 6 meses – A médio prazo
- Presença nas redes sociais
Com a empresa presente nas redes sociais, compartilhando conteúdo relevante para seu público, se relacionando e mantendo contato, é possível gerar resultados orgânicos, ou seja, sem pagar por anúncios.
Porém, para sua marca conquistar autoridade no mercado é necessário muito trabalho e paciência, pois a percepção das pessoas vai mudando conforme elas interagem com você, e isso leva tempo. Por isso, é preciso ter constância nas publicações e disciplina na produção dos posts para que sua marca se mantenha sempre presente.
Todo esse processo de conquistar uma audiência engajada que possa comprar o seu produto, ainda que feito com qualidade, é gradativo e pode ser perdido caso não haja frequência, por isso, tenha em mente que ele é um percurso contínuo.
- Blog
Utilizando a estratégia de marketing de conteúdo além das redes sociais, o blog é uma boa pedida para resultados de médio a longo prazo. O desenvolvimento de conteúdo para esse formato é mais completo, e quando bem feito, pode tornar seu site bem indexado nos motores de busca como o Google, aumentando a chance de ser acessado por um potencial cliente.
Diferente das redes sociais, um conteúdo no blog é ativo, isto é, mantém-se disponível ao longo do tempo com maior vida útil, possibilitando gerar mais visibilidade para sua marca, principalmente se você produzir um bom acervo de publicações de diversos temas úteis para seu público.
- Email Marketing
Essa tática pode ser funcional se você possui uma boa lista de leads qualificados, mas isso é um processo que demanda tempo. Para ter uma base de contatos, em primeiro momento, você precisa trabalhar conteúdos e materiais ricos, como já falamos acima.
Depois de conquistar um volume de contatos interessados, você poderá fazer disparos de email marketing com diversos objetivos, seja auxiliar no relacionamento com o cliente, recuperar uma venda que foi abandonada no carrinho, avançar na jornada de compra, ou até mesmo divulgar um artigo do seu blog.
De 6 a 12 meses – A longo prazo
- SEO
A estratégia de SEO (otimização dos mecanismos de busca) é composta por um conjunto de técnicas que auxiliam o seu site a ser bem posicionado em uma busca orgânica no Google, ou seja, fazem com que o seu site seja um dos primeiros resultados em uma busca sem que você pague por isso.
Dentre as técnicas de SEO está a análise e aplicação de palavras-chave com bom volume de busca em títulos, descrições, cabeçalhos e conteúdos disponibilizados dentro do site. Outra tática é o uso de link building, isto é, mencionar e direcionar o seu site em outros blogs e plataformas, por meio de conteúdos colaborativos. Essas estratégias são bastante indicadas para quem deseja aumentar o tráfego de um e-commerce em busca de mais oportunidades.
Naturalmente as estratégias orgânicas levam mais tempo para gerar resultados, mas apesar do longo prazo, elas são as mais rentáveis do marketing digital, já que você não irá pagar para que os resultados aconteçam. Por conta disso, vale muito a pena desenvolvê-las desde o início para colher resultados duradouros no futuro.
12 meses ou mais: o período ideal para alcançar resultados duradouros
O investimento em marketing digital é construtivo, ou seja, não é possível alcançar o topo se baseando apenas em estratégias de retorno rápido, pois elas acabam tendo um custo mais alto e gerando resultados objetivos, de baixa vida útil.
Se você deseja crescer e escalar as vendas da sua loja virtual, é preciso pensar mais longe e sempre otimizar as estratégias para conquistar investimentos cada vez mais rentáveis. Por isso, se está à procura de uma agência de marketing digital para seu e-commerce, um contrato de 12 meses iniciais é o mais recomendado, podendo ser renovado, afinal, os investimentos devem evoluir com o tempo para que os resultados tornem-se cada vez mais escaláveis e rentáveis.
Com esse período mínimo de tempo, será possível planejar e prever todos os fatores externos e internos que influenciam o marketing digital de um negócio, fazendo com que seja possível aplicar estratégias que tenham retorno duradouro sobre o que foi investido.
Além disso, o contrato de 12 meses é um compromisso bilateral, ou seja, a agência irá apostar no sucesso do projeto e alocar profissionais qualificados e recursos para fazer tudo acontecer. É a garantia de que os interesses estarão alinhados e que ambas as partes irão se dedicar para alcançar as metas e resultados estipulados.
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