fbpx

Saiba como definir o público-alvo do seu negócio

Por trás de uma ótima venda existem diversos processos que levam à efetividade dos resultados. Ainda que um comerciante tenha elaborado um produto formidável, todo o esforço pode ser em vão se ele não souber como definir o público-alvo.

O conceito do termo se dá pela junção das características das pessoas que mais consomem a marca. Assim, ainda que uma loja tenha, por exemplo, uma cliente mulher de 20 anos e um cliente homem de 50, é necessário criar um foco, a fim de que a venda seja mais personalizada e, com isso, tenha chances mais altas da conversão.

Acompanhe, então, nosso artigo, pois daremos as orientações necessárias para você fazer a definição do público para o seu empreendimento!

Como definir o público-alvo com 5 dicas indispensáveis

Como foi dito, é importante que se crie um foco para saber com quem se vai falar e a quem vai ser oferecido o produto. Por exemplo, um e-commerce que vende sapatos terá uma abordagem e uma linguagem bem diferentes se for oferecer suas mercadorias a uma jovem na faixa dos 20 ou a um homem na faixa dos 50, entende? Em alguns casos, para comércios que vendam produtos que atendam bem a públicos distintos, é possível até definir mais de um perfil a se trabalhar. Tudo vai depender da quantidade de pessoas que mais adquire o serviço.

1. Tenha informações dos seus clientes

Quem são seus maiores compradores? Defina aspectos do tipo: idade, renda mensal, sexo, estado civil, quantidade de filhos, passatempos, interesses, profissão, problemas, dúvidas. Reúna todas essas informações e analise o que a maioria tem em comum. Com base nisso, você cria sua persona, que é uma representação do cliente ideal.

2. Conheça seu produto

Faça uma lista de todas as características do item e o que ele busca resolver. Saiba todos os seus benefícios e suas desvantagens, pois esses pontos serão usados para conquistar seus clientes. Uma estratégia legal seria pegar os pontos positivos dele, comparar com os problemas dos clientes e pensar em formas de resolver os seus problemas.

3. Analise as redes sociais

Estar na web é importante para que a marca se aproxime dos seus consumidores. Dessa forma, tente verificar como os clientes interagem nas páginas da empresa, o que mais curtem, quais são os seus comentários, o que compartilham, a forma como conversam. Isso tudo dará mais informações para alimentar o perfil da persona.

4. Realize pesquisas de satisfação

Feedbacks, ainda que negativos, são necessários. São eles que dão uma visão de como a marca está sendo recebida no mercado, os fatores que mais têm agradado e aqueles que têm desapontado. Tente entender por que essas falhas estão ocorrendo e o que poderia ser feito para virar a situação. Quem mais tem que se sentir satisfeito é justamente o seu cliente.

5. Faça atualizações constantes

Mesmo que sua empresa já tenha um perfil definido há tempos, é prudente, de vez em quando, avaliar se as características dos consumidores ainda são as mesmas. A moda muda, os gostos se modificam, as exigências da sociedade se transformam. Assim, será que a persona estabelecida há 5 anos ainda é exatamente igual?

Com todas essas orientações, você terá uma abundante quantidade de dados, diminuindo suas incertezas sobre como definir o público-alvo. Dessa forma, suas estratégias ficarão mais direcionadas aos clientes certos, a fim de aumentar o número de vendas.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário e vamos conversar melhor sobre isso!