O que você acha mais vantajoso: conquistar um novo cliente ou manter um que já existe?
Algumas pessoas pensam que depois que um consumidor adquire um produto da marca, o mais complicado já passou e que, agora, o foco é tentar conseguir mais clientes. Ledo engano. Apesar de ser ótimo, sim, ter cada vez mais usuários chegando à sua loja, já está confirmado que manter um cliente atual é bem mais barato do que conquistar um novo.
Estamos falando de marketing de relacionamento e, se essa estratégia for bem aplicada, ela é capaz de gerar mais resultados positivos para o e-commerce.
Vamos pontuar neste artigo os benefícios e o que você precisa saber sobre isso. Acompanhe!
O que é marketing de relacionamento?
Essa é uma estratégia pela qual as empresas buscam ter ações a fim de criar e, principalmente, manter relacionamentos com seus consumidores.
O foco é reter clientes, para que continuem consumindo os produtos ou serviços. Com isso em mente, a empresa oferece vantagens, buscando a fidelização deles, para que se transformem em fãs da marca.
Quais as vantagens e como aplicar no e-commerce?
Há muitos benefícios em ter consumidores leais, como aumento do ticket médio e da taxa de conversão, clientes falando bem da marca para os amigos e novos consumidores chegando por terem escutado elogios.
As formas de aplicar dependem das características do público e de cada negócio. Primeiro, é recomendado fazer uma classificação e segmentação de leads, a fim de criar estratégias mais eficientes. Entre as práticas mais comuns na aplicação, podemos mencionar as seguintes:
- realizar pesquisas de satisfação após a compra de produtos ou utilização dos serviços;
- mandar mensagens de aniversário ou dar descontos especiais aos aniversariantes;
- realizar programas de fidelização, por pontuação, a fim de incentivar o retorno;
- estimular a interação com postagens nas redes sociais;
- dar a atenção devida a qualquer reclamação;
- oferecer atendimento multicanal;
- enviar conteúdos importantes por newslettters.
Qual a importância de contar com uma empresa especializada?
Profissionais especializados em marketing têm experiência e tempo de mercado para conseguir entender mais rápido o que pode dar certo ou não para cada negócio. É claro que o comportamento do consumidor sempre tem um componente de subjetividade. Por isso, é preciso sempre testar e comparar as estratégias.
No entanto, em um ambiente com grande concorrência, como o das vendas, o tempo faz toda a diferença nos resultados. Sabendo disso, quanto mais know how uma pessoa tiver, mais otimizadas serão as práticas e mais eficientes serão os custos.
É importante, nessa busca de uma empresa especializada, encontrar aquela com histórico de sucesso, que tenha bons cases para mostrar e feedbacks positivos dos clientes. Aliás, são esses resultados comprovados que mostram a capacidade de um profissional.
O marketing de relacionamento é um mecanismo bastante eficaz, que costuma proporcionar consequências benéficas à marca, aumentando a autoridade no mercado e alavancando as vendas.
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