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Saiba o que as lojas virtuais de sucesso têm em comum

Com a disseminação da internet as lojas virtuais têm alcançado um público cada vez maior. E este acaba por preferir realizar compras online em razão da comodidade que oferecem.

Mas lojas virtuais exigem muito trabalho! A boa notícia é que existem alguns conceitos, utilizados por empresas renomadas, considerados essenciais para uma plataforma de vendas ser bem sucedida.

Quer saber mais sobre as principais características de lojas virtuais de sucesso? Fique com a gente!

Fazer o planejamento

Uma característica unânime dentre as lojas virtuais de sucesso é o planejamento. Por meio dele é possível enxergar o projeto como um todo ao mesmo tempo em que detalha cada uma das partes que o compõem.

Ter a visibilidade dos investimentos que serão necessários para o desenvolvimento e manutenção da plataforma de vendas, informações de fornecedores, parceiros, projeção de crescimento e ações e campanhas de marketing que estarão ativas em determinado período são apenas alguns dos conceitos que devem ser mapeados em um planejamento eficaz.

Mas lembre-se, o planejamento não deve ser estático. Após análises, testes e pesquisas é necessário rever o que foi esquematizado até então e readaptá-lo para as novas necessidades da empresa.

Ter personas definidas

Para criar uma estratégia de marketing eficiente é preciso saber com quem estamos conversando para que o conteúdo produzido esteja alinhado às características e interesses do público-alvo.

A persona surge como uma estratégia altamente eficaz para orientar as ações de marketing. Ela representará o arquétipo do cliente ideal, com informações como idade, segmento que atua, renda e hobbies.

Desenvolver perfis de personas ajuda a direcionar os esforços de comunicação e a estratégia de venda de uma loja virtual de sucesso. Ao conhecer o comportamento e as expectativas dos clientes, resolver necessidades no processo de compra se torna mais fácil e rápido.

Definir uma estratégia

Com um bom planejamento em mãos e personas estipuladas chegou a hora de definir uma estratégia para executar o seu plano. Mas antes é preciso responder duas perguntas: Qual o desafio a empresa enfrenta? E qual é o resultado esperado?

A estratégia nada mais é do que definir quais os principais objetivos e metas a serem alcançados e quais ações e recursos estarão disponíveis para o seu cumprimento.

Para ter uma ampla visão da organização de modo a suprir todas as necessidades individuais da empresa, existem 3 pontos-chave. São eles:

  • definição do planejamento estratégico;
  • diagnóstico das necessidades do negócio;
  • definição das ações de marketing.

Atrair clientes e manter a lucratividade é uma tarefa difícil, mas que pode ser resolvida a partir da implementação de estratégias eficientes!

Ter boa navegabilidade e SEO

Depois de todo esse trabalho é preciso focar em seu site para que ele ofereça uma experiência de compra agradável ao cliente. Afinal, não faz sentido nadar e morrer na praia, certo?!

Um bom site não é apenas um site “bonito”, mas acima de tudo um site funcional. O cliente precisa encontrar de forma fácil e rápida todas as informações que precisa, assim como ter um processo de compra intuitivo e sem etapas desnecessárias.

Além da navegabilidade, lojas virtuais de sucesso se mantêm atentas em dois itens: responsividade e SEO.

Não ter um site responsivo pode fazer com que o negócio sofra tanto da frustração de clientes quanto penalizações no ranqueamento em mecanismos de busca. Um SEO não otimizado também impacta negativamente na posição em que o site aparece nas buscas realizadas pelos usuários.

Manter o estoque organizado

Ter uma loja virtual não elimina a necessidade de manter a gestão física de alguns segmentos, como no caso do estoque. Com ele organizado ficará mais fácil tratar as entregas e cumprir os prazos de envio.

Embalar produtos de forma adequada, disponibilizar informações sobre políticas de troca e ter canais de comunicação eficientes para responder questionamentos e reclamações também são etapas essenciais para lojas virtuais de sucesso.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal conhecer 4 lojas online de sucesso que aplicam na prática essas técnicas? Saiba mais!