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Se planejando para a Black Friday? Saiba como melhorar suas campanhas e vender mais.

Se planejando para a Black Friday? Saiba como melhorar suas campanhas e vender mais.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para sua empresa fechar o ano com chave de ouro, então é muito importante começar a pensar no planejamento de suas campanhas.

Uma das principais datas para os Ecommerces brasileiros acontece no próximo dia 27 de novembro e a expectativa é de que gere um faturamento tão bom quanto o do ano de 2019, que ficou na casa de 3,2 bilhões, um aumento de mais de 23% em comparação ao ano de 2018.  

O grande dia está se aproximando, portanto você deve começar a se preparar assim que possível. Mas antes:

Será que o meu E-commerce é ideal para a Black Friday?

O mais comum é vermos ações de empresas B2C e grandes E-commerces durante a Black Friday e isso pode gerar certa insegurança. De fato, são as vendas voltadas para o consumidor final que mais movimentam dinheiro nesse dia.

Mas se o seu negócio for B2B, ou seja, você vende para outras empresas, você também pode fazer ofertas! 

Em empresas de vendas complexas – como é o nosso caso aqui na e-Launch – o anúncio de uma promoção na Black Friday pode ser uma oportunidade de reativar contatos que desistiram da compra, além de acelerar o follow de negociações que estão paradas no processo de vendas.

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Prepare sua estrutura para as campanhas da Black Friday

É comum que sites caiam durante a Black Friday, isso ocorre pois muitas empresas contratam planos de servidores compartilhados ou com um limite de acessos que acabam lotando devido ao grande movimento da data.

Para evitar que isso aconteça é importante que você conheça a capacidade que a sua plataforma é capaz de suportar. Descubra quanto tráfego você conseguirá receber, pois hospedagens compartilhadas podem não aguentar grandes picos.

Além disso, certifique-se de ter um site em HTTPS! Desde 2017, o Google tem deixado mais claro que não gosta de sites que são inseguros, defendendo a adoção do HTTPS. Quando o endereço de um site começa com HTTPS e não com o anterior HTTP, isso significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

Esse certificado é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido, além de seguir as novas normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Se o seu E-commerce não estiver adotando o HTTPS, ele poderá exibir um aviso de site não seguro quando o usuário tentar acessar a sua página, e isso pode acabar impedindo uma compra quase garantida.

Dê uma atenção especial às páginas de checkout nas quais o usuário precisa fornecer informações sensíveis, não solicite informações desnecessárias, um formulário grande pode acarretar na desistência da compra.

Analise os dados de anos anteriores para entender o que espera por você

Se sua empresa já participou de outras edições da Black Friday, você provavelmente tem dados relevantes que podem ser explorados, visando uma otimização de resultados no ano atual.

Dados como número de vendas e receita obtida são parâmetros importantes para você traçar metas realistas para este ano.

Da mesma forma, outras estatísticas como número de acessos simultâneos e interação da audiência nas redes sociais são outros indicadores que você pode analisar. Como já dissemos acima, é de extrema necessidade manter uma estrutura sólida para que seu site não caia caso receba um número alto de visitas. Também é preciso estar preparado para interagir em tempo real com potenciais compradores, tenha sempre uma equipe de atendimento em plantão durante a data.

Analise as palavras-chave que foram usadas no passado e que trouxeram resultados positivos, além das mais procuradas nos últimos meses. Agora é a hora para deixar para trás o que não funcionou e continuar testando que deu resultado.

“Em Deus nós cremos, todos os outros tragam dados”

O segredo é utilizar o histórico para tentar prever ações futuras e criar novas estratégias que atinjam a persona certa com maior assertividade. 

Revise o seu estoque!

Assim, é possível ver, dentre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, quais podem ser colocados em promoção ou quais são altamente procurados e podem atrair clientes, para isso, é crucial que você entenda a sua Curva ABC de produtos.

Depois de selecionar os produtos que serão oferecidos com desconto, veja as quantidades de cada um deles em seu estoque, e não esqueça de tirar a oferta do ar quando o produto tiver acabado!

Determine as métricas para suas ações de Black Friday

As métricas têm relação direta com o desempenho do negócio e podem apontar problemas ou oportunidades, assim como dar mais segurança às decisões.

Na área de marketing — principalmente em Ecommerces — é comum avaliarmos o número de visitantes; as taxas de conversão de oportunidades, Leads e vendas; o custo de aquisição de clientes (CAC); abandono de carrinho; e o ticket médio.

Entendendo os números relacionados ao processo de compra do seu cliente, é possível saber exatamente o que é preciso melhorar e repensar ações pontuais para otimização.

Quer entender melhor como planejar suas estratégias para o momento mais importante do ano no mundo do E-commerce? Fale agora com um de nossos consultores!

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