O fim do ano se aproxima e, com ele chega, um dia muito esperado pelos consumidores e lojistas: a Black Friday. De acordo com um levantamento do Google, a expectativa é que haja um aumento de 15% a 20% no faturamento do e-commerce em relação ao ano passado.
Mesmo com a promessa de muitos ganhos, é importante se planejar e ficar atento para que a data não represente prejuízos. No post de hoje, você verá 4 dicas para que sua loja virtual tenha sucesso na Black Friday. Acompanhe!
1. Planeje o seu estoque com antecedência
Uma das formas de conseguir oferecer boas ofertas é negociando com os fornecedores com bastante antecedência. É necessário que você defina sua estratégia de vendas antes de montar o estoque. Existem basicamente duas opções: dar descontos agressivos e aumentar a base de clientes ou priorizar o ganho com as vendas.
Uma dica é identificar quais são os produtos do seu estoque que não possuem muita saída e aproveitar para fazer uma grande liquidação. Importante: não caia na tentação de “maquiar o preço” dos produtos antes da Black Friday, essa prática é identificada facilmente pelo consumidor — e pode manchar a imagem do seu negócio.
2. Garanta os prazos de entrega
Uma das atitudes que ajudam o lojista a ter sucesso na Black Friday é se antecipar aos problemas. O atraso na entrega pode significar o fracasso na data, já que o cliente possivelmente não voltará a fazer negócio.
Além de garantir o estoque, uma forma de evitar transtornos é prorrogar o prazo de entrega que o e-commerce costuma oferecer. É necessário trabalhar com essa margem de tempo porque o aumento de pedidos pode fazer com que o processo de envio demore mais. Dessa forma, o consumidor não vai sofrer o impacto.
Se as expectativas de faturamento são altas, também é interessante contratar colaboradores temporários para ajudar no processo de organização do estoque e outros serviços que terão o aumento de demanda.
3. Invista em marketing para divulgar a ação
Algumas semanas antes da Black Friday, é interessante começar a instigar o consumidor sobre os produtos que vão ter descontos. Você pode criar uma landing page especial para data e informar os inscritos com exclusividade sobre as novidades.
Outra dica é apostar em cores diferentes no layout, que indicam que a loja virtual já está se preparando para a Black Friday. Nas redes sociais, você pode criar posts ou vídeos mostrando os produtos que serão destaques.
4. Aumente a capacidade de atendimento
Os preços oferecidos pelas lojas virtuais serão bem semelhantes, e o que pode definir a compra do consumidor é a qualidade do atendimento.
Para conseguir dar o suporte necessário durante e após a Black Friday, é interessante reforçar a equipe de atendimento. Outra opção é criar uma FAQ exclusiva para a data, respondendo as principais dúvidas.
A Black Friday é uma oportunidade de aumentar a base de clientes e fortalecer a imagem da marca e, por isso, merece seu investimento. Para evitar prejuízos, é importante criar uma estratégia de venda e se programar com antecedência.
Agora que você conferiu as dicas para ter sucesso na Black Friday, veja como funciona a gestão de estoque no e-commerce.