Entre as diferentes formas de divulgar uma marca, ideia, pessoa ou produto na internet, os links patrocinados se popularizaram pela facilidade de uso/formulação da estratégia, bem como outros benefícios. Trata-se de um tipo de publicidade indicado para as marcas que buscam projeção rápida e bons rendimentos.
Existem diferentes plataformas, redes sociais e sites em que é possível anunciar por meio dos links patrocinados, sendo o principal o Google. Assim, a empresa pode aparecer na primeira página quando um usuário fizer alguma busca, aproveitando o grau de atividade deles.
No post, vamos elucidar o conceito, os benefícios e como iniciar a campanha de links patrocinados de forma eficiente. Acompanhe!
O que são links patrocinados?
Em linhas gerais, são anúncios em forma de texto simples dispostos nos mecanismos de buscas, redes sociais e sites que disponibilizam espaços específicos para a divulgação. Geralmente, esses espaços se localizam na parte superior e nas laterais, permitindo que o usuário possa acompanhar o conteúdo que procura sem se incomodar.
No Google, por exemplo, os anúncios estão dispostos no topo e na lateral da página principal, apresentando características diferentes dos resultados da busca orgânica como cor diferente. Já na rede de displays (sites parceiros do Google) os anúncios podem aparecer em lugares diferentes, conforme o site em que são veiculados.
Os anúncios são classificados da seguinte forma:
CPC – Custo Por Clique
O anunciante define um valor a ser pago a cada clique dos usuários;
CPM – Custo por Mil impressões
O anunciante define valores para cada mil visualizações ou impressões;
CPA – Custo por Ação
É cobrada uma taxa do anunciante quando o usuário realiza alguma ação em seu site.
CPV – Custo por Visualização
O anunciante determina um valor pago por cada usuário que visualiza o anúncio.
Os valores de cada modalidade variam conforme a palavra-chave e posicionamento. Suas características se adequam às diferentes estratégias.
Quais as principais opções?
A empresa tem mais de uma opção para escolher. Conheça algumas delas:
Adwords
É a principal fonte de receitas do Google, permitindo que os anúncios possam ser vistos tanto nas páginas de buscas como na rede de sites parceiros, a chamada rede de displays. É uma forma de obter publicidade segmentada e relevante.
Bing Ads
Similar ao Adwords só que no buscador concorrente, o Bing, que afirma apresentar mais de 288 milhões de buscas por mês. É uma alternativa geralmente mais em conta dependendo da palavra-chave utilizada. Não apresenta taxa mínima e permite que você possa importar dados das campanhas do Adwords.
Facebook Ads
Há alguns anos o Facebook intensificou as ferramentas de marketing na rede social e a implementação mais expressiva foi o Facebook Ads. Trata-se de um serviço para intensificar as campanhas, trazendo mais resultados do que as postagens na página.
A vantagem é que os anúncios aparecem no feed dos usuários, assim como outras postagens das páginas que os usuários seguem ou dos seus amigos. O painel com informações como alcance da campanha, engajamento, impressões etc. ajuda a criar anúncios mais assertivos.
Instagram Ads
Outra mídia que criou uma ferramenta específica para anúncios é o Instagram. A rede social, voltada para o compartilhamento de imagens, permite a publicação de anúncios no feed de notícias dos usuários por meio de fotos, vídeos e carrossel de imagens. O anunciante pode segmentar conforme idade, gênero, entre outras características.
Quais os benefícios?
Além da possibilidade de estar nos principais canais da internet outros benefícios viabilizam a adoção da estratégia, dos quais é possível destacar:
Fácil de escalar
Se a empresa apresenta recursos limitados para investir pode aumentá-los à medida que obtém retorno. Essa se mostra uma alternativa para quem está nos primeiros passos ou não quer arriscar.
Retorno rápido
Se o negócio precisa gerar conversões de forma rápida não será com tráfego orgânico e sim com links patrocinados. É importante ressaltar que é uma estratégia que dura menos, porém, pode ser utilizada até que as estratégias de SEO comecem a trazer retorno. O ideal é utilizar as duas abordagens para gerar conversões desde o início dos esforços.
Fácil de mensurar
Diferente de outras formas de divulgação, os links patrocinados disponibilizam ferramentas de métricas com relatórios que ajudam a identificar o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado. São informações importantes para a estratégia e garantem que o investimento seja bem aplicado.
Reduz os custos de marketing
Quando você aumenta as conversões, amplia as possibilidades das estratégias orgânicas e suas ações têm um retorno rápido, levando à diminuição dos custos de aquisição.
Como criar uma campanha de links patrocinados?
Não é uma boa ideia comprar anúncios e criar campanhas sem se preparar para isso. Basicamente, você precisa definir objetivos para cada um dos canais utilizados. Aumentar conversões, número de seguidores e alcance das postagens são alguns deles, mas você pode especificar conforme o retorno que deseja obter.
Além disso, é importante considerar:
1. Trabalhe bem as palavras-chave
As palavras-chave possuem um papel fundamental na campanha. Pesquisas a partir do Google Trends vai ajudá-lo a identificar quais tem mais aceitação e as mais procuradas pelos usuários.
A ideia aqui é selecionar as palavras-chave relevantes, mas que não tenham um valor muito elevado para não trazer prejuízo e que ao mesmo tempo gerem resultados.
2. Defina o orçamento/cronograma
Essa é a etapa que você vai distribuir os recursos de acordo com a campanha e seus objetivos. Também é o momento de definir os locais em que os anúncios serão exibidos e quando serão exibidos. O ponto a ser levado em conta nesta etapa é entender a relevância de cada canal, determinando assim, um orçamento específico para cada ferramenta e região.
Alguns horários e segmentações são mais interessantes para diferentes públicos, por isso é importante pesquisar bem os hábitos dos clientes para criar anúncios mais assertivos.
3. Meça seus resultados
Medir os resultados permite entender o que pode ser mantido e o que precisa ser alterado. O ideal é fazer uma análise geral de toda a campanha e de cada canal em específico.
Dessa forma, o negócio pode ver em quais opções de links patrocinados vale mais a pena investir, quais palavras-chave são mais interessantes, o que deve ser deixado de lado, entre outras possibilidades que permitem criar anúncios atraentes e capazes de aumentar o interesse dos usuários por realizarem a ação desejada.
Resolvemos a sua dúvida? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais conteúdos interessantes para ajudá-lo a intensificar seus resultados.