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4 dicas de como usar o Facebook para divulgar seu e-commerce

Com 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, o Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Nunca nenhum canal online atingiu uma marca dessa dimensão: o que mais se aproxima disso é o WhatsApp, com 1,2 bilhão de usuários, rede que também pertence a Mark Zuckerberg, criador do Facebook.

Com tanto sucesso, o Facebook não parou de se transformar, e até hoje surgem novas funcionalidades direcionadas para as empresas divulgarem seus produtos e serviços. Naturalmente, o e-commerce é um dos mercados que mais ganha com isso — afinal, nada melhor do que promover sua marca onde o seu negócio está inserido, certo?

Para ajudar você a planejar sua estratégia, listamos aqui 4 dicas poderosas de como utilizar o Facebook para divulgar um e-commerce. Acompanhe!

1. Invista em conteúdos de qualidade

O conteúdo é a base para que qualquer estratégia de marketing digital gere resultados positivos. É ele que vai ajudar no engajamento do seu público, e isso é fundamental!

Cada vez o Facebook está limitando o percentual de usuários que recebem as publicações de uma página de maneira orgânica, ou seja, divulgação gratuita. E as publicações frequentes, que tenham boa interação dos fãs (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc), influenciam de forma positiva o seu EdgeRank, o algoritmo que tem a função de otimizar a listagem de notícias do mural/feed do Facebook, determinando quais delas são mais relevantes.

Assim, os conteúdos úteis e valiosos para o seu público têm mais chances de aparecer! Para isso, é importante descobrir o que os seus fãs mais gostam e adequar as publicações a realidade do seu negócio.

2. Aposte na diversificação dos formatos

Às vezes é difícil postar com frequência e ainda diversificar os conteúdos, não é verdade? Porém, variar os formatos das publicações é essencial para manter seu público atraído e engajado com a sua página.

Para te ajudar, mostramos abaixo algumas opções do que você pode publicar. Antes, vale ressaltar que nem todas as ideias são aplicáveis para o seu tipo de negócio, mas é possível adaptá-las para conferir o que funciona melhor com os seus fãs. Lembre-se que testar também é uma prática importante!

Veja nosso passo a passo:

  • crie montagens com citações famosas: elas são facilmente compartilhadas;
  • tire fotos do processo de fabricação, de seus colaboradores ou confraternizações internas para quem tem curiosidade em saber o que acontece nos bastidores da sua empresa;
  • faça tutoriais em vídeo ensinando as várias formas de utilizar determinado produto;
  • publique posts engraçados utilizando memes ou conteúdos virais.

3. Invista em campanhas de retargeting no Facebook Ads

Imagine que um usuário viu seu anúncio, visitou sua página, adicionou o produto no carrinho, mas no fim das contas optou por não finalizar a compra. O retargeting (também conhecido como remarketing) é uma estratégia para esses casos, utilizada para recuperar esse usuário.

Desse modo, toda vez que uma pessoa estiver logada no Facebook e acessar o seu site, a rede social saberá essa informação e, a partir disso, vai exibir seus anúncios vinculados aos produtos que ele demonstrou interesse anteriormente, mas que por algum motivo a venda não foi concretizada.

Os anúncios de retargeting são exibidos da mesma forma que os tradicionais: na barra lateral e como posts patrocinados na timeline do usuário.

4. Habilite o pixel de conversão

Muita gente não sabe, mas é possível aprimorar a mensuração de resultados dos seus anúncios com o pixel de conversão. Com ele você consegue entender melhor o comportamento dos usuários no seu site.

Por exemplo, se você quiser medir quantas pessoas realizaram uma compra ao clicar em um anúncio do Facebook, adicionando o código à página de confirmação de compra, o Facebook consegue informar toda vez que alguém praticar essa ação.

Isso significa que indicar a associação entre os usuários que clicaram no seu anúncio e aqueles que realmente finalizaram a compra, possibilitando que você avalie melhor o retorno do seu investimento. O Facebook mostra o passo a passo de como adicionar o pixel de conversão nos seus anúncios.

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