fbpx

Veja como trabalhar com nichos de mercado em um e-commerce

Comprar online já está fazendo parte da preferência de muitas pessoas. Segundo relatórios da Ebit, a cada ano vem aumentando o número de consumidores que optam por essa forma de aquisição. Os motivos? Rapidez, praticidade, economia de tempo e aumento gradual da confiança nesse meio.

E também já é fato que as compras por dispositivos mobiles, como celulares e tablets, estão mais consolidadas, tornando mais fácil ainda todo o procedimento. Viagens, cosméticos, roupas, suplementos, bijuterias, eletrônicos e o que mais você imaginar fazem parte das inúmeras opções que os usuários têm.

No entanto, o comerciante que deseja entrar nesse tipo de vendas precisa encontrar um foco, que será o seu nicho de mercado.

Vamos entender um pouco mais sobre o que é esse nicho e quais as vantagens de escolher um? Confira o artigo!

O que é um nicho de mercado?

Seu conceito se refere a uma segmentação de mercado. Ele define uma parte de usuários que consome um determinado tipo de produto. É como ter um foco em apenas uma área específica, em vez de atirar para todos os lados.

Quais os benefícios de optar por um?

As vantagens são várias. Fazendo uma opção, o comerciante tem mais chances de conhecer melhor seu público-alvo e, assim, conseguir entregar produtos mais personalizados. Isso também conta pontos a favor na hora de elaborar as estratégias de marketing, ao conseguir direcionar melhor para quem vão os anúncios. A consequência de tudo é otimizar a taxa de conversão.

Como escolher um nicho mais lucrativo?

O lucro não depende apenas do tipo de nicho escolhido, mas também de estratégias de implementação, da qualidade das mercadorias, do atendimento que o lojista dá, do design da loja, enfim, muitos itens entram nessa equação.

Uma boa ideia é optar por um que tenha a ver com você, seja por gosto, seja por domínio de assunto. Isso facilitará no momento de fazer escolhas no investimento, como os melhores revendedores e a utilidade da mercadoria. Além disso, aumenta as chances de você conseguir se tornar referência na área, pela autoridade.

No entanto, algumas sugestões podem ser:

  • alimentação saudável;
  • roupas;
  • maquiagem;
  • bolos e doces;
  • cervejas ou vinhos;
  • brindes;
  • peças de automóveis;
  • óculos etc.

Dentro de cada um desses ramos, é possível delimitar ainda o público. Por exemplo, em doces e bolos, optar por versões fitness; já em roupas, optar por modelos esportivos.

Quais os cuidados necessários?

Todo empreendimento envolve certos riscos e aqui não é diferente. Assim, tenha atenção com mercados onde já existem um número grande de pessoas atuando, pois isso dificultará um pouco a consolidação. Da mesma forma, produtos inovadores ao extremo podem, também, complicar a aceitação do público.

A sugestão é aderir a segmentos já aceitos pelo público, mas, ao mesmo tempo, pensar em um diferencial, para chamar a atenção dos consumidores e sair na frente da concorrência.

E então? Já se decidiu sobre o melhor nicho de mercado para o seu negócio? Siga nossas dicas e faça pesquisas e planejamentos  antes de investir em algo para conseguir mais sucesso.

Deseja seguir o aprendizado? Veja agora esse artigo sobre dicas para começar a fazer vendas pela internet!