Uma dúvida geral e bastante recorrente entre boa parte dos empreendedores está relacionada a como integrar marketing e vendas de modo a fazer com que ambos os setores entrem em acordo no que se refere ao momento do cliente.
Por muitos anos, o fluxograma dos processos de compra seguiu o seguinte formato:
- o marketing criando campanhas para gerar demandas;
- os consumidores sendo impactados pela publicidade e transformando-se em oportunidades de negócio;
- os vendedores recebendo os leads e esforçando-se para convertê-los em clientes concretos.
À primeira vista, um caminho simples e intuitivo, correto? Bem, pode até ser que sim, no entanto, o que sabemos, nos dias de hoje, é que essa “configuração” deixa espaço para muitos desencontros. Para eliminá-los, marketing e vendas devem ser integrados.
De qualquer modo, neste artigo, mostraremos por que a sua empresa deve integrá-los agora mesmo. Continue a leitura e confira!
Conexão dos times
A conexão dos times é o primeiro motivo. Ao atuarem de forma conjunta, eles entenderão que as ações de um impactarão nos resultados do outro. É a partir de então que a sintonia entre os profissionais começa a ser criada — algo fundamental para a otimização dos processos de conversão, por exemplo.
Centralização das informações
Outra razão para integrar marketing e vendas é a centralização das informações relacionadas aos setores. Entenda que a falta de transparência entre eles é uma das principais causas dos desencontros que ocorrem, prejudicando, assim, o crescimento do negócio.
Ao trabalharem realmente unidos, os dados são compartilhados. Do ponto de vista do mercado, é isso que dará aos profissionais um melhor entendimento sobre o comportamento dos clientes.
Qualificação dos leads
Tão relevante quanto a centralização das informações é a qualificação dos leads. Nesse caso, o marketing recebe feedbacks do time comercial e compreende quais são as reais oportunidades de venda, colaborando, assim, para o aumento da quantidade de negócios fechados. Isso porque a simbiose desses profissionais favorece a criação de estratégias e campanhas.
Uma observação a destacar, aqui, é a importância de a empresa trabalhar com vendas consultivas, mostrando para o cliente que o vendedor entende de verdade quais são as suas necessidades. O que se deve evitar, nessa linha, é a apresentação de orçamentos sem antes ter oferecido soluções para os problemas em questão.
Para concluir, não poderíamos deixar de falar que o processo de integração do marketing com as vendas se baseia na equipe do primeiro atuando pelo formato de Inbound Marketing, capturando as oportunidades e qualificando-as para a ação dos vendedores.
Dessa maneira, é possível apresentar todas as dores do potencial cliente, dando condições ao time de vendas de atuar de modo consultivo e preciso. Apesar de não ser um processo tão fácil, a integração entre as áreas deve ser vista como uma etapa mais do que necessária para o desenvolvimento do seu negócio.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a integração entre marketing e vendas!
Quer saber ainda mais sobre Marketing e Vendas? Então, assine a nossa newsletter e receba os principais artigos sobre o tema em sua caixa de entrada!