O Natal é uma das épocas de maiores vendas no e-commerce (para os negócios que se preparam). Dados do E-bit mostram que as vendas no natal do mercado virtual brasileiro somaram R$ 7,7 bilhões, um crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior.
Em linhas gerais, têm melhores resultados as lojas virtuais que adotam uma estratégia voltada para potencializar seus processos internos e externos. Vamos às sugestões? Acompanhe o post e aprenda mais.
1. Desenvolva estratégias para promoções
Elabore um cronograma para promoções, priorizando um prazo para a validade das ofertas, assim estimulará a compra por impulso dos usuários. Respeite também a sua lucratividade para evitar trabalhar no vermelho. Entre as possibilidades sugerimos:
- promoções relâmpago;
- desconto no segundo item;
- desconto para indicações de amigos;
- sorteios em redes sociais;
- cupons de desconto;
- desconto em sites de compra coletiva;
- desconto no frete ou frete grátis para compras acima de determinado valor.
2. Mude o layout para o tema
Já passou da hora de mudar o tema de sua loja virtual para entrar no clima de natal. Além de usar os signos e cores natalinas, contribua com a boa experiência do usuário, dinamizando o acesso aos produtos mais vendidos durante a época e facilitando o cálculo de descontos.
Tenha cuidado apenas para não usar muitos scripts para não comprometer o carregamento das páginas, pois se demorar o cliente pode ir embora.
3. Crie anúncios conforme o perfil do cliente
Reforce os investimentos, sejam eles de trabalho ou recursos. Reavalie a estratégia, caso ela não esteja trazendo o retorno desejado, buscando sempre incentivar a recompra de consumidores fiéis e na captura dos indecisos. Para isso, é interessante segmentar a base de clientes conforme o perfil, uma vez que cada um precisa de uma abordagem específica.
4. Crie conteúdo relevante
Conteúdo criativo, útil e de interesse do consumidor para melhorar a posição nos buscadores. É importante pesquisar e avaliar as palavras-chave que trazem maior retorno, intercalando entre gerais e mais específicas. Com esforço e medição de resultados, a estratégia trará bons frutos.
5. Aposte no remarketing
A estratégia de remarketing é direcionada aos usuários que acessaram a página e saíram, para os que fizeram cadastro e, principalmente, aos que colocaram itens no carrinho e não finalizaram a compra. Anúncios nos buscadores e nas redes sociais, e-mail marketing são algumas das possibilidades que ajudam a atingir o público indeciso.
6. Estimule o aumento do ticket médio
O clima natalino é marcado pela vontade das pessoas de presentear umas às outras. Essa é uma oportunidade de incentivar os clientes a aumentar o ticket médio do pedido, adquirindo um presente que “é a cara” de uma pessoa querida, assim ele compra mais produtos ou itens de preço superior.
7. Aposte nas redes sociais
Estimule a participação dos consumidores nas redes sociais com posts capazes de gerar compartilhamento, reações e comentários; anúncios relevantes, entre outras ações que gerem interação. Procure conversar com o público, responder seus questionamentos, indicar produtos do seu portfólio e desejar felicitações.
Apesar das métricas de vaidade, como número de visualizações, comentários e cliques no botão “curtir” do Facebook não serem tão relevantes quanto às demais, elas precisam ser acompanhadas, pois demonstram seu posicionamento nas mídias sociais e ajudam a aperfeiçoar a estratégia para aumentar as vendas no natal.
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